Salada Verde

Brasília às escuras na Hora do Planeta

Evento promovido pela WWF bateu recorde de adesões em 2011. O Congresso Nacional, a Catedral e o memorial de JK foram apagados no sábado.

Redação ((o))eco ·
28 de março de 2011 · 13 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

“Apague as luzes para ver um mundo melhor”. Este foi o slogan da Hora do Planeta 2011, que aconteceu neste último sábado, dia 26 de março. O evento é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF. Com ele, governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante 60 minutos.

A Hora do Planeta 2011 bateu recorde de participação desde que o evento global é realizado no Brasil, há três anos.

Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 128 países, apagaram as luzes. Em 2011, a mobilização foi ainda maior, com a adesão de 13 novos países.

No Brasil, o Rio de Janeiro foi a capital sede do evento. Com ela, chegou a 20 o número de capitais nacionais que aderiram ao blackout. Outras 123 cidades participaram da mobilização.

Na Capital Federal, o Congresso Nacional também aderiu ao movimento.  Em Brasília, tiveram as luzes apagadas o Palácio do Buriti e Anexo, o Memorial JK, o Teatro Nacional, a Catedral, o Complexo Cultural da República, o Memorial dos Povos Indígenas, e a Ponte JK.

Em contraste com o Museu Nacional e a Catedral às escuras, uma fila luminosa de lanternas e faróis se movimentava na Esplanada dos Ministérios. Carros a perder de vista.(Nathália Clark)

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.