Salada Verde

Produtores também com ambientalistas

Em resposta a marcha ruralista, manifestação em frente ao Congresso contra mudanças no Código Florestal pede outro modelo de agricultura.

Redação ((o))eco ·
7 de abril de 2011 · 11 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Nathalia Clark

Manifestantes se concentram em frente ao Congresso Foto: Nathalia Clark
Manifestantes se concentram em frente ao Congresso Foto: Nathalia Clark

Brasilia – Destituída da presença de muitos políticos e sem a megalomania do que se viu dois dias atrás, a manifestação na Esplanada dos Ministérios desta quinta-feira, 7, Dia Mundial da Saúde, deu voz aos movimentos campesinos, e mostrou que nem todos os pequenos produtores rurais estão do lado dos ruralistas.

Aproximadamente mil pessoas, entre ambientalistas, atingidos por barragens, agricultores familiares, trabalhadores rurais, trabalhadores sem terra e estudantes, marcharam contra o uso abusivo de agrotóxicos e contra as alterações no Código Florestal, como propostas pelo relator do substutivo[1] ao PL 1876/1999[2], Aldo Rebelo (PCdoB-SP)[3]. A mobilização também defendeu a Reforma Agrária.

A marcha saiu do pavilhão de exposições do Parque da Cidade às 7h e chegou à frente do Congresso Nacional às 9h30, onde ocorreu o ato público. Os deputados Ivan Valente (PSOL-SP)[4] e Chico Alencar (PSOL-RJ)[5], Alfredo Sirkis (PV-RJ)[6] e Márcio Macedo (PT-SE)[7] se pronunciaram em apoio.

Ivan Valente disse não acreditar que Aldo Rebelo tenha se aliado aos ruralistas: “Com a tradição que tem, ele não deveria ter se deixado comprar por aqueles que não querem acabar com o trabalho escravo. Aqui não tem o lobby do arroz carreteiro, e os pequenos produtores de fato estão conosco”. Já Chico Alencar, apontando um caixão trazido pelos manifestantes, defendeu um outro modelo de agricultura: “Temos que matar a idéia de agronegócio que só pensa em commodities e exportação”.

Deputados Ivan Valente e Chico Alencar do PSOL participaram da manifestação. Foto Nathalia Clark
Deputados Ivan Valente e Chico Alencar do PSOL participaram da manifestação. Foto Nathalia Clark

[1] http://www.ambienteduran.eng.br/system/files/publicador/LEGISLACAO/FEDERAL/SUBSTITUTIVO_PROJETO_DE_LEI_1876_ALDO_REBELO.pdf
[2] http://www.camara.gov.br/sileg/prop_detalhe.asp?id=17338
[3] http://www.aldorebelo.com.br/
[4] http://www.ivanvalente.com.br/
[5] http://www.chicoalencar.com.br/_portal/index.php
[6] http://www.sirkis.com.br/
[7] http://www.camara.gov.br/Internet/deputado/Dep_Detalhe.asp?id=530180

Leia a cobertura do Código Florestal

Leia também

Notícias
26 de novembro de 2021

Informação obtida via LAI revela que MCTI recebeu dados do desmatamento em 1º de novembro

Ministro Marcos Pontes disse que dados não foram publicados antes da Conferência do Clima porque ele estava de férias. Agenda oficial registra férias entre 8 e 19 de novembro

Notícias
26 de novembro de 2021

Jornalismo digital brasileiro se une em campanha de financiamento

Ação reúne 26 organizações com objetivo de arrecadar doações para fortalecimento do jornalismo digital de qualidade

Reportagens
26 de novembro de 2021

MPF pede anulação da Licença de Instalação do Linhão Tucuruí na terra Waimiri Atroari

Ação aponta que União e a Transnorte agem ilegalmente no licenciamento da obra. Autossuficientes em energia elétrica, os Waimiri Atroari são contra o empreendimento e sentem “a floresta sangrar”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta