Salada Verde

PF e Ibama em operação conjunta contra tráfico de animais

Uma ação conjunta da Polícia Federal e o Ibama foi deflagrada na manhã dessa quarta para desarticular uma quadrilha de tráfico de animais.

Daniele Bragança ·
10 de agosto de 2011 · 13 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Daniele Bragança

Uma ação conjunta entre a Polícia Federal e o Ibama foi deflagrada na manhã de hoje para desarticular uma quadrilha de tráfico e comércio ilegal de animais em sete estados.

Os criminosos agiam comercializando animais por meio de um site na internet. Os investigados recebiam encomendas de todo e qualquer tipo de animais, como répteis, anfíbios, mamíferos e pássaros. Esses animais seriam obtidos por meio ilícito, como criadouros irregulares e captura de animais silvestres na natureza. A quadrilha também fazia encomendas para fora do país.

Até agora seis pessoas foram presas.

A operação, intitulada arapongas, conta com 150 Policiais Federais e 106 Fiscais do Ibama e está acontecendo nos estados São Paulo, no Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Ceará e Paraíba.

A Vara Federal Ambiental, Agrária e Residual de Curitiba/PR expediu até agora seis mandados de prisão temporária e vinte e cinco mandados de busca e apreensão.

De acordo com as irregularidades encontradas pelo Ibama, os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de fauna, tráfico de animais silvestres nativos, estelionato, sonegação fiscal, falsidade ideológica, biopirataria, entre outros. Todos os animais em situação irregular serão apreendidos.

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Análises
13 de junho de 2024

Crises ambientais, governança democrática e direitos: quantos alertas ainda serão necessários?

Que os 365 dias de cada ano sejam oportunidades de ações e condutas com responsabilidade para com a integridade ambiental e justiça social planetária

Notícias
13 de junho de 2024

Evento pré-COP termina sem acordo sobre principal tema a ser discutido em Baku

Conferência de Bonn repete a disputa histórica entre países ricos e pobres sobre financiamento climático e provoca efeito dominó nas outras decisões da pauta

Notícias
13 de junho de 2024

Corte de árvores em obra da nova sede da Secretaria de Meio Ambiente de Manaus gera polêmica

Denúncias apontam descumprimento de uma recomendação do Ministério Público do Amazonas. Órgão cortará 132 árvores. Prefeitura minimiza impactos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.