Salada Verde

Sacolinhas voltam a ser distribuídas em supermercados de SP

Por determinação da Justiça, a partir de hoje, estabelecimentos voltaram a fornecer gratuitamente sacolinhas plásticas aos clientes.

Daniele Bragança ·
28 de junho de 2012 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
A partir de hoje, supermercados paulistas voltam a distribuir sacolas plásticas aos clientes. Foto: Divulgação
A partir de hoje, supermercados paulistas voltam a distribuir sacolas plásticas aos clientes. Foto: Divulgação

A determinação de proibir o uso de sacolinhas plásticas nos supermercados paulistas durou pouco: em menos de 6 meses e depois de muita confusão, a Justiça determinou que os supermercados retornassem o fornecimento gratuito das embalagens aos clientes, obrigados desde o começo do ano a levar ecobags de casa ou a comprar sacolas biodegradáveis quando iam fazer suas compras.

A juíza Cynthia Torres Cristófaro, da 1ª Vara Cível Central da capital paulista considerou que a medida de banir as sacolinhas onera de maniera desproporcional os clientes e estabeleceu na segunda-feira (25/06) prazo de 48 horas, após recebimento da notificação, para que os supermercados cumpram a determinação.

As redes de supermercados Carrefour e Pão de Açúcar, incluindo o Extra, já informaram que vão acatar a decisão da Justiça e retomar a distribuição. Já a Associação Paulista de Supermercados (Apas), que havia feito acordo com os supermercados para suspender o uso de sacolas plásticas, informou que está analisando a situação, mas que já orientou seus associados a cumprir a decisão judicial: “o departamento jurídico da APAS está analisando a ação e as razões que levaram a concessão da liminar, para posteriormente definir quais medidas serão adotadas para a transformação de uma sociedade mais sustentável”, informou a associação através de nota.

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda, defende, ao contrário, que a distribuição de sacolinhas seja feita de forma voluntária: “Acho que estamos falando de redução. Cada estado toma as suas decisões dentro das suas práticas. A questão de metas ambientais tem que ser voluntária. Não dá para ficar impondo”.

Honda concedeu uma entrevista coletiva ontem (27/6) e mostrou os bons números da redução do uso de sacolas plásticos: passou de 18 bilhões de sacolas fornecidas em 2007 pelo setor de supermercados para 14 bilhões em 2012. “Acho que é uma redução bem consistente, há certa conscientização por parte do consumidor de que você tem que reduzir o consumo e partir para práticas mais sustentáveis.”

Por meio de nota, o Procon informou que os consumidores podem recorrer ao órgão caso não haja sacolinhas disponíveis nos supermercados. Os números para esclarecimento de dúvidas são o 151 (somente para a capital) ou 0800-772-3633.

*Com informações da Agência Brasil
 
  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.