Salada Verde

Sacolinhas voltam a ser distribuídas em supermercados de SP

Por determinação da Justiça, a partir de hoje, estabelecimentos voltaram a fornecer gratuitamente sacolinhas plásticas aos clientes.

Daniele Bragança ·
28 de junho de 2012 · 9 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
A partir de hoje, supermercados paulistas voltam a distribuir sacolas plásticas aos clientes. Foto: Divulgação
A partir de hoje, supermercados paulistas voltam a distribuir sacolas plásticas aos clientes. Foto: Divulgação

A determinação de proibir o uso de sacolinhas plásticas nos supermercados paulistas durou pouco: em menos de 6 meses e depois de muita confusão, a Justiça determinou que os supermercados retornassem o fornecimento gratuito das embalagens aos clientes, obrigados desde o começo do ano a levar ecobags de casa ou a comprar sacolas biodegradáveis quando iam fazer suas compras.

A juíza Cynthia Torres Cristófaro, da 1ª Vara Cível Central da capital paulista considerou que a medida de banir as sacolinhas onera de maniera desproporcional os clientes e estabeleceu na segunda-feira (25/06) prazo de 48 horas, após recebimento da notificação, para que os supermercados cumpram a determinação.

As redes de supermercados Carrefour e Pão de Açúcar, incluindo o Extra, já informaram que vão acatar a decisão da Justiça e retomar a distribuição. Já a Associação Paulista de Supermercados (Apas), que havia feito acordo com os supermercados para suspender o uso de sacolas plásticas, informou que está analisando a situação, mas que já orientou seus associados a cumprir a decisão judicial: “o departamento jurídico da APAS está analisando a ação e as razões que levaram a concessão da liminar, para posteriormente definir quais medidas serão adotadas para a transformação de uma sociedade mais sustentável”, informou a associação através de nota.

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda, defende, ao contrário, que a distribuição de sacolinhas seja feita de forma voluntária: “Acho que estamos falando de redução. Cada estado toma as suas decisões dentro das suas práticas. A questão de metas ambientais tem que ser voluntária. Não dá para ficar impondo”.

Honda concedeu uma entrevista coletiva ontem (27/6) e mostrou os bons números da redução do uso de sacolas plásticos: passou de 18 bilhões de sacolas fornecidas em 2007 pelo setor de supermercados para 14 bilhões em 2012. “Acho que é uma redução bem consistente, há certa conscientização por parte do consumidor de que você tem que reduzir o consumo e partir para práticas mais sustentáveis.”

Por meio de nota, o Procon informou que os consumidores podem recorrer ao órgão caso não haja sacolinhas disponíveis nos supermercados. Os números para esclarecimento de dúvidas são o 151 (somente para a capital) ou 0800-772-3633.

*Com informações da Agência Brasil
 
  • Daniele Bragança

    É repórter especializada na cobertura de legislação e política ambiental. Formada em jornalismo pela Universidade do Estado d...

Leia também

Notícias
20 de outubro de 2021

Desmatamento na Amazônia já chega a quase 9 mil km² em 2021, mostra Imazon

Somente em setembro foram destruídos 1.224 km² de floresta, área equivalente a mais de 4 mil campos de futebol por dia. Números sãos os maiores em 10 anos

Salada Verde
20 de outubro de 2021

Em comemoração de seus 10 anos, Onçafari lança concurso de fotografia

Fotógrafos profissionais e amadores podem se inscrever até o dia 14 de novembro. Vencedores terão a oportunidade de fotografar a fauna e flora existentes na sede da Onçafari, no Pantanal

Notícias
20 de outubro de 2021

INPE não tem recursos garantidos para pagamento de água e luz até final do ano

Destinação de R$ 5 milhões pela AEB deu um respiro ao Instituto, mas órgão ainda aguarda verba de outras fontes para honrar despesas de funcionamento até dezembro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta