Salada Verde

Enchentes: ((o))eco publica estudo da COPPE de 1996

Há 17 anos, os locais mais vulneráveis a inundações na Baixada Fluminense  já eram conhecidos. Conheça esse trabalho pouco divulgado.

Redação ((o))eco ·
8 de janeiro de 2013 · 13 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
 

Na sexta-feira, 4, a coluna de Raul Bueno denunciou a existência de um estudo de 1996 que alertava para os riscos de enchentes na Baixada Flumienense. A reportagem de ((o))eco apurou e conseguiu a versão integral desse trabalho, que fica, a partir de agora, disponível aos nossos leitores e ao público. 

Os 4 PDFs abaixo são os estudos do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Iguaçu – Sarapuí. O plano dá ênfase no controle de inundações. Feito pela COPPE/UFRJ, os estudos foram encomendados pela antiga Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla), mas nunca chegaram a ser usados, nem sequer divulgados.

Os mapas mostram o local das áreas, como Xerém, que na última semana foram afetadas por um forte temporal, que transbordou os rios da região.

Leia os estudos na íntegra.

Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Iguaçu – Sarapuí
Ênfase: Controle de Inundações | Agosto de 1996

Volume 1 – Plano Diretor
Volume 2 – Anteprojetos da Bacia do Rio Sarapuí
Volume 3 – Anteprojetos da Bacia do Rio Sarapuí
Volume 4 – Anteprojetos da Bacia do Rio Sarapuí

Leia Também
 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
12 de março de 2026

((o))eco relança a Campanha de Membros para sustentar jornalismo ambiental aberto e independente

Programa amplia participação de leitores e busca sustentar produção independente sem adoção de paywall

Colunas
12 de março de 2026

Mulheres e Oceano: infra estruturas invisíveis da vida?

Tanto o oceano quanto as mulheres carregam uma expectativa silenciosa de que vão aguentar mais um pouco. Mas nenhum sistema consegue ser resiliente para sempre

Salada Verde
11 de março de 2026

Decisão do STF sobre tributos na cadeia de reciclagem preocupa setor

ANAP afirma que incidência de PIS e Cofins pode elevar custos operacionais e pressionar atividades ligadas à coleta e comercialização de materiais recicláveis

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.