Salada Verde

Contra protestos, governo envia Força Nacional a Belo Monte

Tropas da Força Nacional ficarão 90 dias, evitando que manifestantes ocupem os canteiros de obra e paralisem a construção da usina.

Redação ((o))eco ·
26 de março de 2013 · 13 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Força Nacional ficará pelo menos 90 dias em Belo Monte. Foto: Fabio Pozzebom/ABr
Força Nacional ficará pelo menos 90 dias em Belo Monte. Foto: Fabio Pozzebom/ABr

Discretamente, o governo publicou ontem no Diário Oficial autorização para o envio da Força Nacional a Belo Monte e assim evitar que manifestantes invadam o canteiro de obras e paralise a construção da usina. A ordem foi dada pelo Ministério da Justiça. Se necessário, o prazo 90 dias de permanência da tropa poderá ser prorrogado.

O envio de tropas para garantir os trabalhos foi um pedido do ministro Edison Lobão, de Minas e Energia, em resposta à ocupação do canteiro de obras do sítio de Pimentel, na quinta-feira passada (21).

A portaria do Ministério da Justiça, assinada pelo ministro José Eduardo Cardozo, autoriza o uso da Força Nacional “para o fim de garantir incolumidade das pessoas, do patrimônio e a manutenção da ordem pública nos locais em que se desenvolvem as obras, demarcações, serviços e demais atividades atinentes ao Ministério de Minas e Energia”.

Em fevereiro, funcionário de Belo Monte foi flagrado espionando reunião do “Movimento Xingu Vivo para Sempre”. A ONG descobriu que o espião que se passava por operário era contratado do Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM) para levantar informações sobre possíveis lideranças operárias e  ajudar a coibir movimentos de greves.

 

 

 

 

 

Leia também

Salada Verde
5 de novembro de 2025

Às vésperas da COP30, Câmara aprova Acordo de Escazú

Assinado em 2018, tratado que tem cláusulas exclusivas para proteção de defensores só foi encaminhado ao Congresso em 2023, já no governo Lula

Salada Verde
5 de novembro de 2025

PNUD lança campanha contra desinformação climática antes da COP30 em Belém

Iniciativa global busca tornar a crise climática mais compreensível e combater o negacionismo. O “Clima Conta” apresentará 30 fatos sobre o clima

Notícias
5 de novembro de 2025

Paraná controlará parte do Parna do Iguaçu, afirma secretário Rafael Greca

A unidade federal de conservação da natureza recebeu quase 1,9 milhão de turistas ano passado, do Brasil e do exterior

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.