![]() |
Com objetivo expresso de assegurar a continuidade das obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, autorizou a prorrogação para que a tropa fique no local e evite que manifestantes invadam o canteiro de obras e paralisem a construção. A autorização foi publicada ontem no Diário Oficial da União.
Serão mais 180 dias, contados a partir do dia 24 de julho, quando vence o primeiro prazo para que a Força Nacional se retire.
A decisão foi tomada após pedido formal do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. A presença da Força Nacional é considerada essencial para o cumprimento do cronograma da obra.
Assim como o primeiro envio da tropa, em março, a atual portaria também poderá ser prorrogada, se o Ministério da Justiça achar necessário.
Leia também

Na Conferência do Clima de Bonn, Brasil pede “ação, cooperação e entrega”
Encontro que antecede a COP30 – e é considerado essencial para o avanço na agenda de negociações climáticas – tem início fraco. Brasil tenta levantar ânimos →

Após alta procura, curso de inglês gratuito para a COP30 abre inscrições em Belém
Iniciativa busca preparar a população local para oportunidades de trabalho geradas a partir da Conferência do Clima que se realizará na capital paraense em novembro →

Rotas de tartarugas marinhas podem ganhar proteção internacional
Um projeto conecta dados de movimentação e de genética para ajudar a conservar e a recuperar populações desses animais →