A Organização das Nações Unidas (ONU) acaba de traduzir para português o site da campanha Pensar.Comer.Conservar – Diga Não ao Desperdício, organizada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e parceiros que querem chamar atenção para a enorme quantidade de alimentos desperdiçada anualmente.
Desperdício de alimentos é um problema grave que afeta milhares de pessoas e o meio ambiente. Segundo estimativas, cerca de um terço dos alimentos produzidos no mundo não chega a ser consumido.
O site em português oferece dicas para evitar o desperdício, além de trazer matérias e notícias sobre o tema. O português é o único idioma não oficial da ONU para o qual o site foi traduzido.
Saiba Mais
Site da campanha Pensar.Comer.Conservar em português
Leia Também
ONU diz que jogar comida fora tem consequências para o meio ambiente
Um terço da comida do mundo vai para o lixo
De comida, culinária e ecologia
Leia também
COP da Desertificação avança em financiamento, mas não consegue mecanismo contra secas
Reunião não teve acordo por arcabouço global e vinculante de medidas contra secas; participação de indígenas e financiamento bilionário a 80 países vulneráveis a secas foram aprovados →
Refinaria da Petrobras funciona há 40 dias sem licença para operação comercial
Inea diz que usina de processamento de gás natural (UPGN) no antigo Comperj ainda se encontra na fase de pré-operação, diferentemente do que anunciou a empresa →
Trilha que percorre os antigos caminhos dos Incas une história, conservação e arqueologia
Com 30 mil km que ligam seis países, a grande Rota dos Incas, ou Qapac Ñan, rememora um passado que ainda está presente na paisagem e cultura local →
O lixo do mundo pode e deve ser processado passando por reciclagem, transformações, beneficiamentos e transformações de modo o se tornar material e produto essencial para industrias na área social, sem fins lucrativos porém, de maneira autosustentável para os trabalhadores da classe mais desfavorecida, inclusive os excluidos e marginalizados da sociedade num todo. O Projeto Indústria do Lixo, de Francisco Machado, já com experiências concretas, tem propostas para que oferecem soluções para todos esses problemas ambientais que ameaçam, e já estão destruindo o Planeta, de forma avassaladora. A solução não está na eliminação do lixo, mas na transformação do mesmo em insumos para todos os setores da sociedade.
Todos os profissionais da saúde e educadores devem tomar conhecimento e serem envolvidos diretamente com os projetos e ações destinadas ao combate ao desperdício de alimentos e mudanças gerais de comportamento aos meios de consumo, cientes de que o mundo é de todos e as consequências desastrosas também. Ótimo incentivo.