Salada Verde

Livro mostra como usar integralmente os alimentos

Publicação reúne “Receitas Culinárias de Aproveitamento Total” e incentiva a redução do lixo orgânico produzido nas residências.

Redação ((o))eco ·
5 de junho de 2014 · 7 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Sopa é um excelente prato para aproveitar alimentos. Acima, Sopa de pescado. Foto: Jenny downing/Flickr.
Sopa é um excelente prato para aproveitar alimentos. Acima, Sopa de pescado. Foto: Jenny downing/Flickr.

Em comemoração a Semana do Meio Ambiente, a Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro lançou a publicação Receitas Culinárias de Aproveitamento Total, que reúne 23 tipos de pratos. Para produzi-los, é preciso usar todas as partes dos alimentos que entram como ingredientes, tais como talos, cascas e sementes, que normalmente são jogados fora na preparação.

A iniciativa faz parte do Projeto Ecobuffet, que capacita moradores de comunidades carentes em Culinária Sustentável. O projeto é desenvolvido com base em quatro pilares: aproveitamento total de alimentos, geração de renda, redução de resíduos orgânicos e educação ambiental.

“Essas receitas mostram que é possível fazer comida bonita e saborosa. Além dos alunos aprenderem a evitar o desperdício, eles são capacitados para o mercado de trabalho e alguns saem daqui, querendo até abrir o seu próprio negócio”, disse Carlos Portinho, Secretário Estadual de Ambiente.

O livro foi lançado na última segunda-feira (2/6), em evento no Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara (Cadeg), em Benfica e será distribuído entre os alunos e monitores do projeto Ecobuffet.

Mas a versão em PDF pode ser baixada no link a seguir. Bom apetite!

 

Saiba Mais
Receitas Culinárias de Aproveitamento Total

Leia Também
Dicas de como ter uma alimentação mais sustentável
Por uma alimentação sustentável, variada e sem pressa
ONU lança site sobre desperdício de alimentos em português

 

 

 

Leia também

Reportagens
25 de outubro de 2021

Exploração ilegal de madeira aumenta no Mato Grosso e chega a 88,3 mil hectares em 2020

Ilegalidade atinge 38% da área total utilizada para extração de madeira no estado. Mais de 10 mil hectares explorados de forma ilegal foram em áreas protegidas

Análises
25 de outubro de 2021

Como frear crises hídricas, as atuais e as futuras?

Acompanhamos de perto, por aqui, uma expansão imobiliária desordenada, que, à luz do dia, destrói nascentes e despeja esgoto diretamente em cursos d’água

Reportagens
25 de outubro de 2021

Como os estados cuidam da Amazônia: comparamos dados de proteção, orçamento e desmatamento

Análise exclusiva do ((o))eco se debruça sobre dados ambientais dos nove estados da Amazônia Legal para compreender diferenças e semelhanças nas políticas públicas regionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta