Salada Verde

Policiais e fiscais do Ibama sofrem emboscada em Rondônia

Equipe da operação Onda Verde foi cercada por cerca de 60 pessoas, que tentaram evitar a destruição de maquinário usado para derrubar a floresta.

Redação ((o))eco ·
1 de junho de 2015 · 9 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Viatura teve os vidros quebrados. Foto: Ibama/RO
Viatura teve os vidros quebrados. Foto: Ibama/RO
 

Nove policiais do Batalhão Ambiental de Rondônia e três fiscais foram surpreendidos por um grupo armado na tarde da última quinta-feira (28), na região de União Bandeirantes, distrito localizado dentro do município de Porto Velho. Segundo o Ibama, cerca de 60 pessoas cercaram os agentes, na tentativa de impedir a apreensão e a retirada de maquinário utilizado na exploração ilegal de madeiras na terra indígena Karipuna.

A operação Onda Verde combate o desmatamento ilegal na floresta amazônica e estava no local após identificar desmate na terra indígena. O grupo localizou uma área explorada recentemente e tentavam encontrar os tratores e caminhões escondidos na floresta. Foram surpreendidos por um grupo de cerca de 60 de pessoas, algumas armadas. A tensão durou 3 horas e só cessou com a chegada do helicóptero do Ibama.

A Polícia Federal abrirá uma investigação para apurar o ocorrido. De acordo com o Ibama, alguns infratores já foram identificados e poderão responder por furto, roubo, receptação, associação criminosa, dano ao patrimônio público, ameaça, desacato e danos/destruição da floresta nativa.

Para Renê Luiz de Oliveira, superintendente do Ibama em Rondônia, “não serão medidos esforços para combater os crimes ambientais naquela região e qualquer tipo de retaliação ou ameaça será apurada e os agentes devidamente punidos”.

Ainda segundo o órgão, a operação Onda Verde vai continuar na região, agora contando com o reforço da Força Nacional de Segurança.

Campeão estadual de desmate

O distrito de União Bandeirantes, onde o confronto aconteceu, é responsável pelos maiores índices de desmatamentos ilegais no estado de Rondônia dos últimos cinco anos. A destruição desse ponto da floresta estacionou Porto Velho entre os 10 maiores municípios desmatadores do país.

*Com informações da assessoria de imprensa do Ibama.

 

 

Leia Também
Helicóptero do Ibama sofre sabotagem no Mato Grosso
Operação Onda Verde varre a Amazônia atrás do desmatamento
Por trás de uma emboscada

 

 

 

Leia também

Reportagens
7 de dezembro de 2006

Por trás de uma emboscada

Repórter visita Caracaraí, em Roraima, dias depois de emboscada contra fiscais do Ibama na região e ouve relatos de agressões cometidas durante flagrantes de pesca de tartaruga.

Notícias
21 de março de 2013

Operação Onda Verde varre a Amazônia atrás do desmatamento

Com ajuda de helicópteros, imagens de precisão, informática e veículos pesados, Ibama aumenta autuações em operação para durar ano inteiro.

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.