A Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do Ministério Público Federal (4CCR/MPF) lançou na última terça-feira (12) uma coletânea de artigos com temas relacionados ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc). O conjunto de sete publicações, selecionado por meio de edital em comemoração às duas décadas (completadas no ano passado) do sistema que faz a gestão das unidades de conservação no Brasil, aborda assuntos que vai da zona de amortecimento à sobreposição de unidades de conservação com terras indígenas.
O primeiro capítulo da publicação analisa a proposta que quer extinguir a Estação Ecológica (Esec) de Tamoios, em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro. O artigo, assinado pela procuradora Monique Cheker, aponta ilegalidades no projeto de lei n° 6479, de 2019, proposto pelo senador Flávio Bolsonaro, para transformar Tamoios em Área Especial de Interesse Turístico. A procuradora destaca duas irregularidades: a ausência de um estudo feito pela Embratur, “necessários à declaração de Área Especial ou Local de Interesse Turístico”, de acordo com a lei nº 6.513, de 1977; e a existência do decreto nº 84.973, de 1980, que determina a criação de estações ecológicas em áreas próximas de usinas nucleares.
O Snuc foi instituído pela lei nº 9.985, em 18 de julho de 2000. A mais recente publicação do MPF tem o objetivo de traçar um panorama sobre legislação relativa às Unidades de Conservação da Natureza e sobre os desafios da efetividade dos instrumentos de proteção dessas áreas. (Marcos Furtado)
Leia Também
Sob ameaças, lei que criou o Sistema Nacional de Unidades de Conservação completa 20 anos
Leia também

Sob ameaças, lei que criou o Sistema Nacional de Unidades de Conservação completa 20 anos
Ainda que exista campo para aprimoramentos na lei, especialistas defendem que no atual cenário político o importante é impedir retrocessos →

Flávio Bolsonaro quer extinguir Esec de Tamoios, reserva onde o pai foi multado
Senador apresentou em dezembro projeto de lei que torna a Costa Verde área de especial de interesse turístico e extingue área de proteção integral →

Tarcísio bate martelo para concessão do Rodoanel Norte, marcada por controvérsias ambientais
Maior obra de Infraestrutura do estado de São Paulo avança sobre Mata Atlântica com licenciamento baseado em informações desatualizadas e sem ampla escuta às comunidades afetadas →