Salada Verde

Ambiental no topo: Festival Fica chega à 25ª edição

Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental completa um quarto de década com o maior número de filmes inscritos: participaram 1.078 produções de 76 países

Júlia Mendes ·
4 de junho de 2024
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Celebrando 25 anos de existência, o 25º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) divulgou, no dia 31 de maio, a programação completa do evento, que inclui desde mostras competitivas e oficinas, até encontro de escolas e feiras de artesanato. Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) de Goiás e a Universidade Federal do estado (UFG), o evento será realizado entre os dias 11 e 16 de junho na cidade de Goiás. 

A edição deste ano terá a Mostra Competitiva de Cinema Indigena e Povos Tradicionais, que tem como objetivo fortalecer a produção audiovisual feita por pessoas que fazem parte das comunidades e territórios indígenas. Além disso, o Fica 2024 realizará o 1º Fórum Infantil sobre mudanças climáticas, uma atividade exclusiva para crianças de escolas municipais e privadas, na qual os alunos desenvolverão propostas de soluções ambientais e entregarão às autoridades durante o festival. 

Edição de recordes

O Fica 2024 será a edição com o maior número de filmes internacionais inscritos do cenário global, com 1.078 produções de 76 países de cinco continentes. No Brasil, 26 dos 27 estados participaram da seletiva. Além disso, esta edição do festival  foi a que teve o maior número de mulheres diretoras, com quase metade das produções sendo dirigidas por mulheres. 

“A maior de todas as transformações do Fica é a quantidade de participações, não somente de goianos, mas de instituições e organizações internacionais. Então o público esse ano está muito diverso, demonstrando ainda mais a credibilidade do festival, além da quantidade de filmes que nós recebemos, que, inclusive, deu a oportunidade de abrir uma segunda sala de cinema, com a participação de indígenas com a mostra própria também, e isso mostra que o Fica, a cada ano, está tomando maiores proporções e maior credibilidade”, afirma Yara Nunes, secretária de Cultura do Estado.

O festival também tem apoio do programa Goiás Social, das secretarias de Estado da Retomada, de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Saneago, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG), Serviço Social do Comércio (Sesc), Prefeitura da cidade de Goiás, Grupo Kelldrin e Saga BYD. São parceiros também: a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), as embaixadas da Bélgica e Canadá,a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

Confira a programação completa do evento pelo link.

  • Júlia Mendes

    Estudante de jornalismo da UFRJ, apaixonada pela área ambiental e tudo o que a envolve

Leia também

Reportagens
15 de junho de 2010

O Festival e suas contradições

Apesar de todos os anos receber evento internacional de cinema e meio ambiente, Cidade de Goiás, não consegue resolver seus problemas ambientais.

Reportagens
13 de junho de 2010

Fora do cinema

Todos os anos, o FICA movimenta Goiás Velho com cultura e conscientização. As ladeiras pedregosas se enchem de gente, escolas promovem passeios fora de sala de aula, cineastas e expectadores se reúnem para falar de meio ambiente e cinema.

Notícias
23 de março de 2023

As câmeras abertas da América Latina

Com exibição de filmes online, Santiago Wild Film Festival se propõe a apresentar um panorama do cinema ambiental latino com destaque para as produções regionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.