Começa nesta sexta-feira, em São Paulo, o 17º Encontro Brasileiro de Observação de Aves – Avistar, que, em 2024, celebra os 50 anos da prática no Brasil. O evento, que conta com uma rica programação, acontece durante o final de semana – 17, 18 e 19 -, na capital paulista. As atividades são todas gratuitas, sendo as inscrições necessárias somente para as palestras do Congresso Avistar.
Entre as atividades previstas estão apresentações de trabalhos, exposições, exibição de filmes e palestras sobre observação de aves e de vida silvestre, com destaque para os temas de conservação da natureza, turismo, educação, arte, ciência e saúde.
A parte científica do evento conta com 149 palestras, de diferentes temas correlatos à prática de observação de aves no Brasil e no exterior. Também está previsto o lançamento de um estudo sobre os impactos positivos da conservação.
No Fórum de Turismo de Observação de Vida Silvestre, também integrante da programação, haverá o lançamento de um livro sobre o tema. Crianças podem participar das atividades do Avistar Kids e da Ciência Viva, uma parceria com o Museu Biológico do Instituto Butantan.
“A observação de aves celebra meio século no Brasil e demonstra a riqueza de um ecossistema de negócios baseado na natureza e na certeza que manter a floresta em pé tem um grande valor para as comunidades locais e o país. Da mesma forma arte, cultura e ciência cidadã estarão presentes na Avistar”, diz Guto Carvalho, curador do evento.
Programação e informações estão disponíveis no site do evento.
Serviço:
Onde – Avenida Prof. Mello Moraes 1677 – 1777
Campus da USP – Butantã – entre a praça do Relógio e o Instituto de Psicologia
Quando: 17 a 19 de maio, das 09 às 18h
Evento gratuito, acesso público (Inscrição necessária somente para as palestras do Congresso Avistar)
Leia também
Fotos de observadores de aves ajudam a revelar rotas migratórias de andorinhas raras no Brasil
Com ajuda de geolocalizadores e fotos de observadores de aves, a ciência está conseguindo mapear, pela 1ª vez, a rota de migração e o destino de invernada da andorinha-do-caribe e andorinha-cubana →
Observador de aves registra imagens raras de harpia selvagem e surpreende comunidade científica
Foi avistada no Paraná uma harpia, ou gavião-real, a maior águia das Américas, considerada criticamente em perigo pela lista de animais em extinção estadual de 2018 →
Economia da observação de aves ajuda a preservar a Mata Atlântica
Uma grande reserva distribuída nas regiões Sul e Sudeste abriga uma das maiores variedades globais de espécies de emplumados →