Salada Verde

Baleia Jubarte é devolvida ao mar em Arraial do Cabo

Mutirão que envolveu cerca de 30 pessoas conseguiu salvar a baleia, que encalhou no sábado. Vídeo mostra momento exato do resgate do cetáceo

Daniele Bragança ·
22 de outubro de 2017 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Uma operação que contou com o Corpo de Bombeiros, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Defesa Civil e voluntários conseguiu devolver ao mar na tarde deste domingo (22) uma baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) que encalhou na Praia Grande, em Arraial do Cabo (RJ).

A baleia de 7 metros encalhou na noite de sábado. O mutirão para tirá-la da areia começou de manhã e só teve fim às 15h da tarde deste domingo ensolarado. Foi necessário a ajuda de uma retroescavadeira para cavar um buraco por onde o animal de aproximadamente 4 toneladas recebeu água do mar. A baleia aparentava estar exausta.

Um cinturão foi formado para afastar os banhistas do local, até o fim da operação, que foi filmada de dois ângulos. Os vídeos foram postados no Facebook. O primeiro vídeo, do repórter  Vinícius Pereira, mostra o momento do desencalhe da baleia, apelidada de Juju, pelo ângulo de quem está na areia da praia. O segundo vídeo, postado na página “Drone Adventures Brazil”, foi filmado por Marcelo Gah Lima através de um drone e mostra o momento do resgate da Jubarte pelo ângulo de cima. Um terceiro vídeo, também postado pela “Drone Adventures Brazil”, mostra a baleia encalhada antes da operação de resgate.

Veja os vídeos: 

Vídeo filmado da praia

Vídeo filmado por drone (resgate)

Vídeo filmado por drone (baleia encalhada antes do resgate)

*Com informações da Agência Brasil e vídeos postados no Facebook.

 

Leia Também 

Propostas para conviver melhor com as baleias

População de Baleia Jubarte continua crescendo

Projeto monitora baleias no litoral norte de São Paulo

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Reportagens
3 de outubro de 2017

Projeto monitora baleias no litoral norte de São Paulo

Através de parcerias, o “Baleia à Vista” colocou São Paulo na rota do monitoramento de Cetáceos no país. Projeto é idealizado por um observador amador

Notícias
6 de setembro de 2016

População de Baleia Jubarte continua crescendo

O número de nascimento dos mamíferos poderá chegar a até 2 mil filhotes esse ano, contribuindo para a recuperação da espécie.

Notícias
13 de maio de 2013

Propostas para conviver melhor com as baleias

Estudo do Instituto Baleia Jubarte indica necessidade de ampliar proteção às baleias nos litorais dos estados de Espírito Santo e Bahia.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.