Salada Verde

Barbatanas de 10 mil tubarões mutilados serviriam sopas na Ásia

Órgãos federais apontam que a apreensão foi a maior do gênero no mundo e envolveu empresas exportadoras de Santa Catarina

Aldem Bourscheit ·
21 de junho de 2023 · 3 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

As quase 29 toneladas de barbatanas de tubarões (4.400 Azuis e 5.600 Anequim), apreendidas pelo Ibama, de duas empresas de Santa Catarina, levaram à morte de estimados 10 mil tubarões. Os animais mutilados são jogados ao mar, sangrando até morrer.

Os produtos ilegais foram apreendidos no estado sulista e no aeroporto de Guarulhos (SP). Tudo seria exportado também ilicitamente para países asiáticos, o principal mercado consumidor desses itens predatórios, sobretudo em sopas.

A pesca dirigida de tubarões é vetada no Brasil, mas os barcos das empresas criminosas usavam licenças para pescar outras espécies, das quais capturavam cotas acima de 80% do liberado. Milhares de aves ameaçadas de extinção também morriam nas pescarias irregulares.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



  • Aldem Bourscheit

    Jornalista cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Selvagem, Ciência, Agron...

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
11 de dezembro de 2018

Justiça condena empresa por comércio ilegal de barbatanas de tubarão

A empresa Pará Alimentos foi condenada a pagar R$ 20 mil a entidades ambientais ou culturais públicas. O estabelecimento ainda pode recorrer da decisão

Notícias
5 de dezembro de 2012

Governo proíbe arrancar nadadeiras de raias e tubarões

Documento que regulamenta pesca proíbe a devolução ao mar de animais mutilados. Tudo o que for pescado deverá desembarcar inteiro.

Colunas
31 de março de 2015

Ministério da (Sobre)Pesca e do Sumiço das Estatísticas

Cartório de interesses que dominam a pesca industrial no Brasil, ministério comeu os números que mostram o massacre dos peixes.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 2

  1. luizpradobr diz:

    Quase fui lágrimas, devido ao tom do texto. E olha que carne de tubarão é deliciosa!


    1. João Pinheiro Filho diz:

      E uma barbaridade. Imagine quantas toneladas de carne de primeira qualidade foram despejadas no mar? A reportagem cita 2 industrias de Santa Catarina, Portanto, identificadas . O que o IBAMA vai fazer para punir? Lançar multas que nunca serão pagas, como é a tradição do IBAMA. Os barcos serão apreendidos? Por alguns dias sim. No mais, continua tudo como era antes. BRASIL, BRASIL, VIVA.