Salada Verde

Barbatanas de 10 mil tubarões mutilados serviriam sopas na Ásia

Órgãos federais apontam que a apreensão foi a maior do gênero no mundo e envolveu empresas exportadoras de Santa Catarina

Aldem Bourscheit ·
21 de junho de 2023
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

As quase 29 toneladas de barbatanas de tubarões (4.400 Azuis e 5.600 Anequim), apreendidas pelo Ibama, de duas empresas de Santa Catarina, levaram à morte de estimados 10 mil tubarões. Os animais mutilados são jogados ao mar, sangrando até morrer.

Os produtos ilegais foram apreendidos no estado sulista e no aeroporto de Guarulhos (SP). Tudo seria exportado também ilicitamente para países asiáticos, o principal mercado consumidor desses itens predatórios, sobretudo em sopas.

A pesca dirigida de tubarões é vetada no Brasil, mas os barcos das empresas criminosas usavam licenças para pescar outras espécies, das quais capturavam cotas acima de 80% do liberado. Milhares de aves ameaçadas de extinção também morriam nas pescarias irregulares.

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista brasilo-luxemburguês cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Sel...

Leia também

Salada Verde
11 de dezembro de 2018

Justiça condena empresa por comércio ilegal de barbatanas de tubarão

A empresa Pará Alimentos foi condenada a pagar R$ 20 mil a entidades ambientais ou culturais públicas. O estabelecimento ainda pode recorrer da decisão

Notícias
5 de dezembro de 2012

Governo proíbe arrancar nadadeiras de raias e tubarões

Documento que regulamenta pesca proíbe a devolução ao mar de animais mutilados. Tudo o que for pescado deverá desembarcar inteiro.

Colunas
31 de março de 2015

Ministério da (Sobre)Pesca e do Sumiço das Estatísticas

Cartório de interesses que dominam a pesca industrial no Brasil, ministério comeu os números que mostram o massacre dos peixes.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. luizpradobr diz:

    Quase fui lágrimas, devido ao tom do texto. E olha que carne de tubarão é deliciosa!


    1. João Pinheiro Filho diz:

      E uma barbaridade. Imagine quantas toneladas de carne de primeira qualidade foram despejadas no mar? A reportagem cita 2 industrias de Santa Catarina, Portanto, identificadas . O que o IBAMA vai fazer para punir? Lançar multas que nunca serão pagas, como é a tradição do IBAMA. Os barcos serão apreendidos? Por alguns dias sim. No mais, continua tudo como era antes. BRASIL, BRASIL, VIVA.