O paraense Wendell Medeiros, de 41 anos, venceu, na categoria voto popular, o concurso internacional de fotografia de natureza promovida pela gigante The Nature Conservancy (TNC). A imagem, que retrata uma vitória-régia na forma de coração, desbancou outras 32 mil fotos da premiação. A fotografia foi tirada no Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém, em 2013.
A fotografia de Wendell foi selecionada por um júri de fotógrafos de natureza como uma das 100 melhores e, em seguida, disputou com essas finalistas pela preferência do público na internet. “A sensação é maravilhosa, algo inacreditável. Eu mandei algumas fotos e não achava que elas ficariam nem entre as cem escolhidas, justamente por ser um concurso internacional”, contou o paraense.
Criado para estimular a conservação das paisagens naturais e inspirar o maior número possível de pessoas a apreciar o meio ambiente e a fotografar belas imagens, o concurso mobilizou mais de 10.600 fotógrafos profissionais e amadores, de mais de 80 países, dos quais quase 700 eram brasileiros.
Os prêmios para os autores das melhores fotos incluem câmeras profissionais, vale-compras e divulgação nas redes sociais da TNC.
Na categoria global, a foto vencedora é a “Anhinga se banhando”, de Geo Jooste, que foi a mais votada pelo júri técnico. Veja aqui todas as fotografias vencedoras.
Leia também
A Fotografia de Natureza perde Luiz Claudio Marigo
Fotógrafo sofreu enfarto dentro de um ônibus que passava em frente ao Instituto Nacional de Cardiologia, que negou atendimento médico →
A natureza misturada com a arte da fotografia
Heris Rocha, vencedor do 1° Concurso WikiParques de Fotografia, conta um pouco mais sobre a sua foto vencedora. Leia aqui a entrevista. →
Fotografia de natureza pode ser uma arma contra crimes ambientais
As lentes dos fotógrafos da natureza captam as belezas, alertam para a preservação de áreas naturais e servem para fazer denúncias →