Fotografia

A natureza misturada com a arte da fotografia

Heris Rocha, vencedor do 1° Concurso WikiParques de Fotografia, conta um pouco mais sobre a sua foto vencedora. Leia aqui a entrevista.

Paulo André Vieira ·
20 de outubro de 2014 · 8 anos atrás

O engenheiro agrônomo Heris Rocha trabalha na Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Sensível às questões ambientais e inspirado por fotógrafos de natureza, Heris começou a clicar o meio ambiente e não parou mais. Uma de suas fotos do Parque Nacional da Serra da Bocaina foi selecionada pela equipe julgadora a vencedora do 1° Concurso WikiParques de Fotografia. O Blog do WikiParques fez um ping-pong com Heris, onde perguntamos sobre fotografia de natureza, áreas protegidas e um pouco mais sobre a sua foto vencedora.

Bucólica. Foto: Heris Rocha

O que o levou a se interessar pela fotografia de natureza?

A fotografia começou no período da faculdade, sou Engenheiro Agrônomo e sensível com as questões ambientais. Como já gostava de fotografia, comecei a ver o trabalho de outros fotógrafos, como a família Zuppani, ótimos fotógrafos de natureza, e ai os cliques foram aparecendo e já passaram 11 anos. Melhor, foi a fusão do meu pouco conhecimento com a natureza misturado com a arte da fotografia.

Quais foram as áreas protegidas mais bonitas que você já fotografou?

Então pela diversidade de biomas e seus ecossistemas, cada UC’s tem sua beleza peculiar. Mas sou fascinado com a Chapada Diamantina, não só retratando a parte norte, como também a parte sul (Serra das Almas, Cachoeira da Fumacinha…), contudo sou apaixonado pela Mata Atlântica e seus ecossistemas, então me chama atenção também as APA’s do sul da Bahia e a Serra do Mar no estado de São Paulo.

Qual área protegida você gostaria de fotografar mais ainda não teve a oportunidade? O que você fotografaria por lá?

Algo que sempre vou adiando e sei que todo fotógrafo de natureza tem que conhecer, pela diversidade em fauna é o Pantanal Matogrossense. Já estou me programando para meados de 2015 e vou em busca de uma imagem da Onça Pintada, mas caso não atinja este objetivo, já fico feliz em conhecer esse bioma.

Conte um pouco sobre a foto vencedora do concurso. Onde ela foi tirada? Foi uma foto difícil de fazer?

Fui fazer umas fotografias no Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Cunha/Indaiá. Fiquei uns 2 a 3 dias, mas o tempo mudou, céu muito nublado, então resolvi ir para o litoral do RJ, no caso Paraty. No Parque, me falaram que próximo estava o Parque Nacional da Serra da Bocaina. Eu não cheguei entrar no Parque, mas vi a distante uma vegetação de Mata Atlântica e fazendas com Araucárias adjacentes. A foto só saiu boa, pois era bem cedo, os raios de luz estavam ainda pouco paralelo as paisagens, criando uma cena bucólica, além disso a luz estava suave e não dura, prefiro falar incandescente, pois a  cor era ainda amarelada. Parei o carro cliquei e já sabia que tinha saído uma boa foto, isso foi em 2012, não foi difícil em fotografar, mas também tive que contar com o tempo e graças ao horário. Fiquei sabendo uns dias atrás que algumas fotos minhas estão expostas no Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Cunha/Indaiá, quem estiver passando por Cunha, fica mais um passeio, foram algumas imagens que fiz na mesma época da imagem vencedora.

Alguma dica para amadores que querem fotografar a natureza?

Acho que, como toda arte, a fotografia também necessita de um isolamento, para atingir uma sensibilidade. Sempre falo que o fotógrafo de natureza é anti-social quando está fotografando, pois para criar o cenário, se for uma landscape ou paisagem, escutar os animais silvestres, ou seja, aumentar a percepção. Outros fatores importante é acordar sempre cedo, aproveitando os melhores horários de luz e também no final da tarde, além disso sempre ter roupas que camuflem na paisagem, levar comida com pouco peso, água, pois as caminhadas serão boas.

Saiba mais
Clique aqui para ver a galeria de fotos de Heris Rocha no WikiParques
Clique aqui para acessar o site de Heris Rocha

Leia também
Veja as fotos mais votadas do concurso do WikiParques
2° Concurso Cultural WikiParques de Fotografia

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Notícias
23 de junho de 2022

Congresso aprova uso de aviões agrícolas no combate a incêndios florestais

Proposta é vista com ceticismo por especialistas. Programas de manejo controlado do fogo e mais gente em campo seriam medidas mais efetivas e de menor custo benefício, apontam

Salada Verde
23 de junho de 2022

Tchau, querido? Noruega se diz pronta para retomar Fundo Amazônia com saída de Bolsonaro

País europeu é o maior doador do Fundo Amazônia, paralisado em 2019 depois de mudanças promovidas em sua gestão pelo então ministro Ricardo Salles

Reportagens
23 de junho de 2022

Preservar 80% da Amazônia custa 7 vezes menos do que Europa gasta com suas áreas de proteção

Segundo estudo, conservar 3,5 milhões de km² da floresta, área necessária para preservar suas funções ecológicas, custaria de 1,7 a 2,8 bilhões de dólares anuais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta