Salada Verde

Câmara aprova PL que proíbe testes de cosméticos em animais

Projeto de Lei 3.062/2022 acaba com uso de animais em atividades de ensino, pesquisas e testes que visem o desenvolvimento de cosméticos. PL vai à sanção presidencial

Redação ((o))eco ·
11 de julho de 2025
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (9) o Projeto de Lei 3062/2022, que proíbe o uso de animais em pesquisas e testes laboratoriais que visem o desenvolvimento de cosméticos. O texto determina ainda um aumento no valor das multas, em caso de violação das novas regras. Organizações de defesa animal comemoraram a aprovação, considerada “histórica para o país”. O PL, que já havia passado pelo Senado, segue para sanção presidencial. 

O Projeto de Lei 3.062/2022, de autoria do deputado federal Ricardo Izar (PSD-SP), altera artigos da lei anterior, de 2008, que dispõe sobre procedimentos para o uso científico de animais. A aprovação ocorreu após votação simbólica. A bancada do Partido NOVO foi a única que orientou contra o PL.

“A proibição dos testes cosméticos em animais representa um grande progresso para a causa animal no Brasil. A decisão estabelece um importante precedente e assim abre caminho para novos avanços, além de aproximar o Brasil dos países que estão na vanguarda da proteção animal”, afirma o diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas da Mercy For Animals no Brasil, George Sturaro.

Leia também

Salada Verde
23 de janeiro de 2014

Governo paulista proíbe testes em animais para fins cosméticos

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa é sancionado pelo governador Geraldo Alckmin. Multa pode chegar a R$ 1 milhão por animal apreendido.

Salada Verde
14 de dezembro de 2017

Rio proíbe uso de animais em testes de produtos cosméticos

Deputados derrubam, por 40 votos a zero, o veto do governador Pezão ao Projeto de Lei 2714/2014, que proíbe teste em animais para produção de cosméticos

Análises
11 de maio de 2015

Conservacionistas e ativistas dos direitos animais falam a mesma língua?

O movimento de liberação de fauna parece esquecer que com frequência a única chance de salvar uma espécie é mantê-la em cativeiro.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.