Salada Verde

Criador de pássaros processa Ibama por danos morais e perde

TRF4 negou pedido de indenização de criador de pássaros que teve animais apreendidos. Justiça não considera que apreensão foi irregular

Daniele Bragança ·
30 de maio de 2017 · 7 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Trinca-ferro (acima), uma das aves encontradas que estava em  desacordo com a licença obtida. Foto: wikipédia.
Trinca-ferro (acima), uma das aves encontradas que estava em desacordo com a licença obtida. Foto: Wikipédia.

Um criador de animais silvestres de Santa Cruz do Sul (RS) entrou na Justiça contra o Ibama por ter seus animais apreendidos. Segundo o reclamante, o mandado de busca determinava a apreensão apenas daqueles que estivessem em cativeiro irregular, e não todo o grupo. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou, na última semana, o pedido de reparação por danos morais e materiais. O autor já havia perdido na 1ª instância.

Segundo o TRF4, em junho de 2010, fiscais do Ibama constataram a ausência de alguns pássaros que constavam na relação de animais registrados pelo Ibama. Além disso, foram encontradas em cativeiro duas aves silvestres, um cardeal e um trinca-ferro, em desacordo com a licença obtida, pois estavam em endereço diferente do registrado. Além da apreensão, o Ibama notificou o autor para que apresentasse no prazo de cinco dias o boletim de fuga dos pássaros, bem como as anilhas dos que teriam morrido.

Conforme o desembargador federal Cândido Alfredo Silva Leal Junior, “cumpria ao autor demonstrar documentalmente que a atuação do IBAMA, ao solicitar a regularização das inconsistências encontradas no criadouro do autor, estava em desacordo com a normativa vigente. Não tendo se desincumbido do ônus que lhe competia, é de privilegiar a presunção de legitimidade dos atos administrativos, reputando-se correta a apreensão do grupo de aves.”

*Com informações da Assessoria de Imprensa do Tribunal Regional da 4ª Região.

 

Leia Também 

Novas regras para criadores de pássaros

Os pássaros também gostam da cidade

Guia: as aves do Pampa

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
24 de abril de 2014

Guia: as aves do Pampa

Depois da Mata Atlântica, do Pantanal e da Amazônia, chegou a vez de admirar as aves do sul do país em mais um belo pôster ilustrado.

Análises
25 de novembro de 2013

Os pássaros também gostam da cidade

Desde que conservemos áreas nativas variadas dentro do ambiente urbano, também seremos presenteados por variados vizinhos voadores.

Salada Verde
11 de fevereiro de 2011

Novas regras para criadores de pássaros

Na tentativa de reduzir maus tratos e evitar captura de aves silvestres, Ibama acaba de publicar nova instrução normativa para criadores. Cadastro será obrigatório.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1