Salada Verde

Crianças plantam espécies do Cerrado em “Clube da Árvore” de São Carlos (SP)

Realizada no Dia da Árvore, iniciativa pioneira é organizada por projeto de reflorestamento em parceria com ONG da região

Gabriel Tussini ·
20 de setembro de 2022 · 2 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O Dia da Árvore, comemorado nacionalmente amanhã, 21 de setembro, é uma data pensada para incentivar a conservação, o respeito à natureza e o plantio das homenageadas desta data, as árvores. E é com esse espírito que o projeto Planta Mais, de São Carlos (SP), realizará neste dia um Clube da Árvore na cidade. A atividade, que tem o apoio de pessoas e empresas que doam para o projeto, contará com o plantio de espécies nativas do Cerrado, bioma da região, por crianças da ONG Nave Sal da Terra, que atende jovens em situação de vulnerabilidade na região.

A iniciativa foi pensada para promover a educação ambiental na infância, e teve inspiração nos tradicionais clubes do livro. Segundo a administradora de empresas e ambientalista Giselda Oliveira, fundadora do Planta Mais, o Clube da Árvore visa fomentar nas crianças a “compreensão da importância da arborização urbana e conscientização sobre os impactos da ausência de árvores nas cidades”. Pessoas físicas podem ser membros do clube fomentando o plantio de pelo menos uma muda, enquanto pessoas jurídicas podem se tornar “empresa apoiadora” a partir de cinco mudas, todas plantadas pelas crianças. “É o primeiro Clube da Árvore do Brasil, nesse formato”, afirma Giselda.

O Planta Mais, organizador da atividade, foi fundado pela ambientalista em março desse ano, contando também com a participação de membros da EJEAmb, a Empresa Júnior de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual Paulista (UNESP). A organização atua no ramo de reflorestamento e descarbonização, prestando serviços para empresas do setor privado, que assim financiam o projeto. O Clube da Árvore será realizado numa área urbana degradada de São Carlos, onde serão plantadas espécies como ipê-roxo, jatobá, alecrim-de-campina, goiabeira e pitangueira.

  • Gabriel Tussini

    Estudante de jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), redator em ((o))eco e interessado em meio ambiente, política e no que não está nos holofotes ao redor do mundo.

Leia também

Reportagens
23 de setembro de 2005

Dia da Árvore não basta

O Paraná comemorou a Semana da Árvore com replantio recorde de 5 milhões de mudas nativas nas margens de seus principais rios, em todos os municípios.

Notícias
21 de setembro de 2012

No dia da árvore, a beleza do ipê-amarelo

Neste dia da árvore ((o))eco homenageia o Ipê-amarelo, que floresce mesmo no meio das queimadas que assolam o cerrado. Foto: Luiz Paulo

Colunas
23 de dezembro de 2004

Os adoradores de árvores

A árvore de Natal tem raiz na milenar tradição humana de celebrar deuses pondo plantas dentro de casa. Nasceu 800 anos depois de Jesus, num crime ambiental

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.