A Agência de Proteção Ambiental Americana (EPA) cancelou palestras de três cientistas do órgão que estavam agendados para falar sobre mudanças climáticas na conferência State of the Narragansett Bay e Watershed Program, que aconteceu nesta segunda-feira (23), no estado de Rhode Island.
Na conferência, foi divulgado o relatório de 500 páginas, The State of the Narragansett Bay e Watershed – Technical Report sobre o estado da Baía de Narragansett, que os cientistas da EPA ajudaram a pesquisar e escrever. Um dos assuntos abordados no relatório é a elevação das temperaturas do ar e da água ocasionando assim, o aumento do nível do mar. Esses fenômenos estão causando consequências ecológicas, como a alteração da comunidade de peixes estuarinos, com o crescimento de espécies comuns em água morna e o declínio de espécies comuns em água fria.
O ecologista Autumn Oczkowski, do Laboratório de Pesquisa em Efeitos Ambientais e de Saúde da EPA, estava escalado para dar a palestra principal. Rose Martin, pós-doutora do mesmo laboratório da EPA e Emily Shumchenia, consultora da agência, também tiveram suas participações canceladas. As duas cientistas iam falar em um painel, na parte da tarde, intitulado “As atuais e futuras implicações biológicas das mudanças climáticas”.
Sem fornecer informação adicional, John Konkus, porta-voz da EPA e ex-funcionário da campanha Trump na Flórida, confirmou que os cientistas da agência não falariam no encontro marcado para acontecer em Providence, capital de Rhode Island.
A Baía de Narragansett é o maior estuário da Nova Inglaterra e fundamental para o turismo e a pesca da região.
Cientistas envolvidos no programa ficaram surpresos com o cancelamento de última hora da EPA, especialmente porque a agência ajuda a financiar o Narragansett Bay Estuary Program (Programa Estuário da Baía de Narragansett) , que está organizando a conferência. Segundo o The New York Times, os pesquisadores expressaram preocupação de que a EPA irá silenciar os cientistas governamentais de falarem publicamente ou interferir na condução de trabalhos sobre mudanças climáticas.
Não é segredo que o atual chefe da EPA, Scott Pruitt, juntamente com o presidente Donald Trump rejeitam o conceito de mudanças climáticas.
Saiba Mais
Relatório The State of the Narragansett Bay e Watershed – Technical Report
Leia Também
Trump quer lançar programa para questionar mudança climática
Trump tenta remover o termo ‘mudança climática’ em site de Saúde
Trump adotará medidas para desmantelar agência ambiental americana
Leia também
Trump adotará medidas para desmantelar agência ambiental americana
Agência de Proteção Ambiental (EPA) deverá sofrer com corte no orçamento e revisão dos padrões de eficiência de combustíveis para carros →
Trump tenta remover o termo ‘mudança climática’ em site de Saúde
Os Institutos Nacionais de Saúde, o maior organismo de pesquisa em saúde do mundo, deletou várias referências às mudanças climáticas em seu site →
Trump quer lançar programa para questionar mudança climática
Presidente quer levantar dúvidas sobre a ligação entre a ação humana e as mudanças climáticas. Órgãos federais podem ser incluídos no plano →