((o))eco realiza na próxima segunda-feira, 1º de junho, o Seminário Jornalismo e Clima. O evento compõe a programação Rio Nature and Climate Week (RNCW), e será realizado no auditório principal da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RJ), no bairro da Glória, Rio de Janeiro. O evento é gratuito e contará com transmissão ao vivo através do Youtube de ((o))eco
Para participação presencial é necessário retirar ingressos, disponíveis na plataforma Sympla (as vagas são limitadas). O encontro tem por objetivo mostrar como a crise climática atravessa o cotidiano das cidades, e impacta sobretudo as comunidades mais vulneráveis das favelas e periferias, e mostrar como esses territórios também produzem soluções, coletam dados, revelam narrativas e práticas de resiliência.
A curadoria do evento inclui casos práticos de jornalismo ambiental e climático, como o especial Fervo Urbano, entrevistas com as repórteres Sônia Bridi e Duda Menegassi, e debates sobre atuação local, protagonismo comunitário no enfrentamento da crise climática e as histórias por trás dos dados. Para finalizar a programação, será exibido o documentário “Como Sobreviver”, dirigido por Fabrícia Sterce.
“Precisamos aproximar narrativas ambientais e aterra-las nas realidades dos territórios e vozes que já enfrentam diariamente os impactos da crise climática e do racismo ambiental, e que respondem com práticas de cuidado, resiliência e proteção à vida”, reforça Fabrícia Sterce, presidente do Visãocoop, iniciativa brasileira de impacto social e climático, que participará do seminário.
Serviço:
Seminário Jornalismo e Clima
Quando? 1º de junho, 9h30 às 19h
Onde? ESPM Rio — Glória, Rio de Janeiro*
*Transmissão online pelo Youtube de ((o))eco
Evento gratuito – garanta seu ingresso
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Cerrado perdeu quase 14 milhões de hectares de vegetação nas margens de rios desde 1985
Perda concentrou-se nas bacias do Alto Tocantins e Araguaia e representam mais de um quarto de toda vegetação nativa perdida no bioma, aponta levantamento do MapBiomas →
Jovens lançam plataforma de mobilização por justiça climática
Proposta para a COP 31, a mobilização visa conectar iniciativas locais à agenda de ação global, fomentando a participação latina e juvenil nas políticas climáticas →
Levamos a Terra para um check-up, o diagnóstico é grave, mas ainda temos cura
O Planetary Health Check acompanha nove limites que precisam ficar dentro de uma margem segura para que o planeta continue estável e habitável. Hoje, sete deles estão ultrapassados →
