Salada Verde

Exposição de fotografias do Pantanal arrecada recursos para as Brigadas Pantaneiras

A mostra “Água Pantanal Fogo” reúne 80 imagens de Lalo de Almeida e Luciano Candisani . Seis das obras vão à venda para arrecadação de fundos

Júlia Mendes ·
21 de fevereiro de 2024
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Uma das maiores iniciativas de combate às chamas do Pantanal receberá doações da exposição “Água Pantanal Fogo”, promovida pelo Documenta Pantanal. Estamos falando das Brigadas Pantaneiras, projeto do SOS Pantanal que trabalha pela prevenção do fogo na maior planície alagável do mundo. Entre 7 de março e 12 de maio, seis imagens dos fotógrafos Lalo de Almeida e Luciano Candisani serão colocadas à venda, com renda totalmente revertida em prol da iniciativa. 

Com curadoria de Eder Chiodetto, a mostra contemplará 80 obras dos fotógrafos no total e será exibida no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. A exposição tem patrocínio do Itaú e da CSN. “Água Pantanal Fogo” levará ao público os contextos antagônicos que integram a paisagem pantaneira. Lalo de Almeida terá exposta sua produção fotográfica diante do fogo que assolou o Pantanal durante os incêndios de 2020, enquanto Luciano Candisani exibe seu trabalho feito durante as cheias locais. 

Fotógrafos premiados

Lalo, com trabalhos que rodaram o mundo, teve sua série de fotografias ‘Pantanal em Chamas’ premiada na categoria Meio Ambiente no World Press Photo. Já Candisani é um dos maiores nomes de sua área de atuação, com trabalhos em 40 países e fazendo parte do coletivo The Photo Society, grupo exclusivo de fotógrafos com matérias completas publicadas na edição principal do National Geographic. As seis imagens que estarão à venda na exposição “Água Pantanal Fogo” foram doadas pelos fotógrafos. 

As cheias do Pantanal pelo olhar de Luciano Candisani. Foto: Luciano Candisani

Em 2021, em outro evento promovido pelo Documenta Pantanal, o “Artistas pelo Pantanal”, foram arrecadados cerca de R$ 2 milhões. Na ocasião, o valor foi revertido para financiar ações em prol da preservação do Pantanal.  “O bioma continua a queimar e nesse ano ainda tivemos incêndios em plena cheia, o que é muito preocupante e óbvio reflexo das condições climáticas. Essa é uma extensão da ação que fizemos em 2021 e que continuaremos a fazer com todos os artistas que se dispuserem a ajudar o Pantanal”, completa Mônica Guimarães, coordenadora do Documenta Pantanal. 

As doações serão destinadas principalmente aos custos de logística e operação dos brigadistas. Leonardo Gomes, diretor-executivo do Instituto SOS Pantanal, afirma que o valor arrecadado será utilizado na manutenção de equipamentos, capacitação e aprimoramento das brigadas de incêndio, além das melhorias no  sistema de monitoramento remoto que chega por telefone a dezenas de comunidades nos diversos pantanais.

 Detalhes das obras que estarão à venda podem ser acessadas pelo link

Exposição:

ÁGUA PANTANAL FOGO

Curadoria: Eder Chiodetto

Patrocínio: Itaú e CSN

Abertura: 07 de março

Em cartaz até 12 de maio de 2024

De terça a domingo, das 11h às 19h – entrada franca

Instituto Tomie Ohtake

Av. Faria Lima 201 (Entrada pela Rua Coropé, 88) – Pinheiros SP

Metrô mais próximo – Estação Faria Lima/Linha 4 – amarela

Fone: 11 2245 1900

  • Júlia Mendes

    Estudante de jornalismo da UFRJ, apaixonada pela área ambiental e tudo o que a envolve

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.