Felino raro e ameaçado de extinção foi avistado em vinícola no Rio Grande do Sul

Acredita-se que esse foi o sétimo registro do gato-palheiro-pampeano no mundo. Avistamento ocorreu na Campanha Gaúcha (RS), no mês de agosto

Jéssica Martins ·
25 de outubro de 2022 · 1 anos atrás

O misterioso Fantasma dos Pampas, classificado como “vulnerável” pela lista vermelha de espécies ameaçadas, deu as caras nas videiras da Família Salton, na Campanha Gaúcha (RS), em uma rara aparição da espécie. Esse foi o sétimo registro do gato-palheiro-pampeano em vida no mundo, o que pode indicar um bom presságio na região em que foi encontrado, já que o felino é um dos mais ameaçados em todo o mundo.

Muito desse fato está relacionado com o desmatamento e degradação do bioma, devido a expansão da produção agrícola, além de ser o bioma com menor representatividade no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), com 3% da área continental brasileira protegida pelas unidades de conservação, de acordo com o site do Ministério do Meio Ambiente

Registro raro

A fotografia do felino foi feita em agosto deste ano, pelos fotógrafos de vida selvagem e educadores ambientais, Gustavo Arruda e Gustavo Fonseca, que queriam registrar os animais que vivem no entorno das parreiras e nas áreas de preservação permanente da vinícola. “Nós quase não acreditamos quando o avistamos próximo às parreiras, já que é considerado o “fantasma dos pampas”.

Segundo o biólogo Felipe Peters, pesquisador no projeto Felinos do Pampa, o animal avistado aparentemente é residente, sinal de que o manejo realizado na vinícola não está impactando negativamente a população do animal, além de indicar que espécies consideradas presas do felino também estão sendo conservadas na região.

• Jéssica Martins

Estudante de Ciências Biológicas, estagiária em ((o))eco, apaixonada pela natureza e comunicação.