
Com o objetivo de incentivar o aumento de práticas para a preservação do meio ambiente e para o cumprimento de direitos humanos, uma iniciativa do Ministério Público Federal lançou neste mês uma ferramenta que deixa público dados de inspeção da água no Brasil.
Podendo ser acessada de computadores e dispositivos móveis, o Água Boa de Beber dá à população acesso a qualidade hídrica e aos possíveis perigos das substâncias encontradas no monitoramento.
O serviço é uma iniciativa do Projeto Conexão Água, da Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do Ministério Público Federal (4CCR/NPF). As suas informações são extraídas do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA), do Ministério da Saúde, que agrupa resultados do trabalho de monitoramento realizado em todo país.
O usuário pode acessar com uma rápida pesquisa os dados de qualidade da água de diferentes regiões, estados e municípios. A ferramenta também apresenta informações sobre os riscos que as substâncias encontradas podem causar à saúde e à natureza, colaborando para a prática de governança social.
Leia Também
Leia também

Análise da qualidade da água reflete pequenas melhorias durante 1 ano de pandemia
Relatório sobre qualidade da água nas bacias hidrográficas da Mata Atlântica entre março de 2020 e fevereiro de 2021 revela tendência de melhoria em rios e córregos urbanos →

Quais os problemas brasileiros citados em relatório global sobre crimes ambientais?
Não se enfrentará realmente injustiças sociais, a crise do clima e a perda de biodiversidade sem frear ilícitos em variados setores →

Agir diferente para um ter futuro
Conversa em podcast debate questões sobre os impactos do capitalismo atualmente e novos caminhos para lidar com as crises →