Um grupo do Espírito Santo, Gramazini Granitos e Mármores Thomazini, com mais de 17 mineradoras, e que integra o inquérito do Ministério Público Federal sobre suposto crime de tráfico de influência e lavagem de dinheiro, promovido por Jair Renan, filho mais novo do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), teria sido beneficiado com a liberação de 18 licenças para pesquisa mineral.
Segundo apuração publicada no site De Olho nos Ruralistas, e informações do inquérito do Ministério Público Federal, em outubro de 2020, Jair Renan marcou reuniões em outubro de 2020, com empresários do grupo e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, do qual Jair Renan também participou.
As licenças envolvem extração de minério nas regiões sul, sudeste e nordeste do país. O grupo vende granito e mármore no mercado nacional e também exporta para os Estados Unidos.
A liberação da pesquisa mineral teria ocorrido no Diário Oficial da União (DOU) nos dias 29 e 30 de dezembro de 2021. Desde setembro de 2019, o grupo de mineradoras recebe um benefício fiscal, concedido pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), de 75% no pagamento do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), válido até 2028. Isso significa que de 100% do imposto devido, apenas 25% é pago.
O grupo capixaba é o mesmo que presenteou o “04” com um carro elétrico avaliado em R $90 mil à época, conforme informações divulgadas pelo jornal O Globo.
Em abril, Jair Renan Bolsonaro Jr. prestou depoimento de cinco horas à Polícia Federal (PF) sobre o caso. Em entrevista ao SBT ele negou todas as acusações, disse que o carro estava com o seu (ex)personal trainer e que ele foi convidado a participar da reunião e que não sabia o motivo de estar lá.
Os representantes do grupo foram procurados por ((o))eco, mas não responderam sobre o caso. O espaço segue aberto.
Leia também
Avança projeto que permite mineração em terras indígenas
Projeto de lei poderá ser votado no segundo semestre e coloca os territórios indígenas no mapa da exploração mineral no Brasil. →
Arthur Lira cria novo Grupo de Trabalho para discutir Código da Mineração na Câmara
Grupo anterior teve racha no final de 2021 e seu relatório não chegou a ser votado. Nova formação tem maioria pró-governo com histórico de atuação anti-ambiental →
Bolsonaro assina projeto que regulamenta mineração em Terras Indígenas
Em cerimônia, presidente disse que, se pudesse, ‘confinaria os ambientalistas na Amazônia’. Projeto de Lei será enviado ao Congresso →