Salada Verde

Fundação O Boticário abre inscrições para edital de apoio

Oportunidade: Até dias 31 de agosto, interessados podem apresentar propostas para a segunda chamada de 2017 do ‘Programa de Apoio a Ações de Conservação’ da entidade

Daniele Bragança ·
12 de julho de 2017 · 7 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Pantanal e áreas úmidas terão uma linha de apoio exclusiva. Foto: Raphael Milani.
Pantanal e áreas úmidas terão uma linha de apoio exclusiva. Foto: Raphael Milani.

Já é tradição. Pelo menos duas vezes ao ano a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza lança seu edital de apoio financeiro a ações de conservação. O edital da segunda chamada de 2017 está aberto para inscrições até o próximo dia 31 de agosto e selecionará projetos em três temáticas: “Apoio a projetos”, que selecionará proposta que conservem as Áreas Úmidas; Apoio a Programas, destinado a projetos de todo o Brasil; e Biodiversidade Paraná, para projetos focados no estado do Paraná. O último edital é realizado em parceira com a Fundação Araucária.

Desde 1990, 1.510 iniciativas de 501 instituições receberam apoio financeiro, contribuindo para a descrição de 150 espécies, para o estudo de outras 246 espécies ameaçadas e beneficiando 496 unidades de conservação.

“Por meio desse apoio, buscamos potencializar a geração de conhecimento sobre a biodiversidade brasileira, além de estimular aplicações práticas que promovam a sua conservação e que complementem os esforços públicos”, afirma Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário. Ela explica que, ao longo de seus 26 anos, a Fundação consolidou-se como uma das principais instituições da iniciativa privada brasileira a apoiar projetos de conservação da natureza.

Apoio

O edital está dividido em três linhas temáticas:

  • ‘Apoio a Programas’, que abrange iniciativas realizadas em todo o Brasil, de média e longa duração (até quatro anos), que possibilitem ações de conservação da natureza de maior magnitude e que demandem mais tempo para aplicação.
  • ‘Biodiversidade do Paraná’, criado em parceria com a Fundação Araucária, seleciona propostas a serem executadas em qualquer região paranaense, como por exemplo, a área de ocorrência da Floresta com Araucárias, ecossistema característico da Mata Atlântica.
  • ‘Apoio a Projetos’, que selecionará iniciativas que contribuam para a conservação das Áreas Úmidas no Pantanal – que representam cerca de 20% do território brasileiro e englobam ecossistemas tanto marinho e costeiros quanto continentais, abrigando uma grande variedade de ambientes e espécies.

Linhas temáticas

Para concorrer em qualquer uma das três categorias, é preciso que as propostas atendam a uma das quatro linhas temáticas de apoio apresentadas a seguir:

  • ‘Unidades de Conservação de Proteção Integral e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs)’ tem como objetivo a criação, ampliação e execução de atividades prioritárias de seus Planos de Manejo (documentos oficiais de planejamento das unidades de conservação).
  • A segunda linha visa a execução de ações prioritárias para espécies ameaçadas, seguindo os Planos de Ação Nacional (PANs), documentos que elencam ações prioritárias para conservação de determinadas espécies e ecossistemas, além de ações emergenciais para espécies sem PANs e enquadramento de espécies em listas de ameaças.
  • A terceira, ‘Ambientes Marinhos’, é voltada para estudos, ações e ferramentas para a proteção e redução de pressão sobre a biodiversidade marinha.
  • Já a linha ‘Políticas Públicas’, que é exclusiva para ‘Apoio a Programas’, visa à implementação e fortalecimento de incentivos para conservação da natureza, instrumentos legais para fiscalização e proteção da biodiversidade, consolidação de áreas protegidas e parcerias para conservação.

Inscrições

Podem se inscrever nas três categorias do Programa de Apoio a Ações de Conservação da Fundação Grupo Boticário instituições sem fins lucrativos, como fundações ligadas a universidades e organizações não governamentais (ONGs).

Para a categoria ‘Biodiversidade do Paraná’, instituições privadas e públicas também podem se candidatar, por meio do site da Fundação Araucária – http://www.fappr.pr.gov.br/.

Dúvidas podem ser encaminhadas por e-mail para [email protected].

 

Leia Também 

Fundação O Boticário abre inscrições para projetos de conservação

Fundação Boticário seleciona projetos de conservação no Sul e Sudeste

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
28 de julho de 2014

Fundação Boticário seleciona projetos de conservação no Sul e Sudeste

Inscrições seguem até 31 de agosto. A Fundação financiará iniciativas realizadas no Pampa, Campos Sulinos e Floresta com Araucárias

Notícias
14 de fevereiro de 2017

Fundação O Boticário abre inscrições para projetos de conservação

Oportunidade: a primeira chamada anual de 2017 está com as inscrições abertas até o dia 31 de março

Notícias
24 de abril de 2024

Na abertura do Acampamento Terra Livre, indígenas divulgam carta de reivindicações

Endereçado aos Três Poderes, documento assinado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e organizações regionais cita 25 “exigências e urgências” do movimento

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.