Salada Verde

Governo abre consulta pública para projeto que retoma o PPCDAm

Após ser extinto em 2019, programa criado no primeiro governo Lula está de volta; contribuições para a nova fase do plano podem ser feitas até o dia 26

Gabriel Tussini ·
11 de abril de 2023 · 1 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) abriu consulta pública para contribuições à nova versão do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm). A consulta estará aberta até o dia 26/04, no portal do Governo Federal. Em sua 5ª fase, o PPCDAm também abarcará os outros biomas brasileiros, não apenas a Amazônia. 

Criado em 2004 para reduzir as altas taxas de desmatamento da época, o PPCDAm foi extinto pelo governo Bolsonaro em 2019. 

O novo documento foi dividido em 4 eixos – Atividades produtivas sustentáveis, Monitoramento e controle ambiental, Ordenamento territorial e fundiário, e Instrumentos normativos e econômicos – com 12 objetivos estratégicos e 36 resultados esperados no total. A versão preliminar foi feita com a coordenação do MMA, contando com a participação de outros 12 ministérios que compõem a Subcomissão Executiva do PPCDAm. Essa fase do plano está prevista para durar até 2027, tendo como principal objetivo o lançamento das bases para o cumprimento da meta de desmatamento zero até 2030, além da diminuição das emissões de gases de efeito estufa.

A coordenação do PPCDAm será feita pela Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento, criada pelo Decreto 11.367/23, presidida pela Casa Civil, secretariada pelo MMA e composta ainda pelos ministérios da Agricultura, Ciência e Tecnologia, Justiça, Integração e Desenvolvimento Regional, Relações Exteriores, Defesa, Fazenda, Planejamento, Minas e Energia, Desenvolvimento Agrário, Pesca, Trabalho, Gestão, Transportes e Povos Indígenas, além do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

  • Gabriel Tussini

    Estudante de jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), redator em ((o))eco e interessado em meio ambiente, política e no que não está nos holofotes ao redor do mundo.

Leia também

Notícias
8 de fevereiro de 2023

Marina instala comissão antidesmate

Vinte anos depois do PPCDAm, nova estratégia de controle do desmatamento terá 19 ministérios e abarcará todos os biomas

Notícias
17 de janeiro de 2023

Coalizão envia ofício à ministra Marina Silva pela proteção do Pampa

Vinte e duas entidades solicitaram a participação da sociedade civil em decisões estratégicas para gestão ambiental e territorial do bioma

Notícias
2 de janeiro de 2023

Lula retoma plano de controle ao desmatamento na Amazônia e expande iniciativa para todo Brasil

Decreto que reestabelece o PPCDAm foi publicado nesta segunda-feira (02). Norma define que demais biomas também terão planos específicos contra desmatamento

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.