Salada Verde

Guia: as aves da Amazônia Mato-Grossense

Folheto de bolso, com fotos e informações de 120 espécies possíveis de serem vistas na região, mostra a beleza das aves que vivem no norte e noroeste de Mato Grosso

Sabrina Rodrigues ·
29 de maio de 2018 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Cardeal-da-amazônia (Cardinal Paroaria gularis)- Foto: Renato Rizzaro.

Os observadores de aves e pesquisadores de avifauna agora tem um instrumento valioso que os ajudará nas próximas expedições. Com fotos e informações de 120 espécies de aves possíveis de serem vistas no norte e noroeste de Mato Grosso — área de transição entre o Cerrado e Amazônia –, foi lançado o Guia de Aves da Amazônia Mato-Grossense, um folheto destinado a divulgar a rica diversidade de espécies existentes na região.

A publicação, lançada em conjunto pelas organizações WWF-Brasil, Fórum Regional da Amazônia Mato-Grossense e coletivo Roda de Passarinho, traz o nome popular da espécie, o nome científico, o nome em inglês e a altura média dos pássaros. No folheto, os usuários terão acesso a espécies como o Gavião Real (Harpya Harpyja); a arara-vermelha (Ara Macaw); o araçari-mulato (Pteroglossus beauharnaesii) e o mutum de penacho (Crax fasciolata).

Araçari-mulato (Pteroglossus beauharnaesii). Foto: Renato Rizzaro.

O noroeste do Mato Grosso é reconhecido internacionalmente como um dos grandes pólos do turismo de observação de aves do planeta. O município de Alta Floresta é a segunda cidade do Brasil onde mais se registram aves: são ao menos 549 espécies possíveis de serem vistas ali. Outros quatro municípios do noroeste do Mato Grosso (Sinop, Aripuanã e Paranaíta) também estão no “top 10”, com respectivamente 506, 503 e 478 espécies de aves registradas.

“A gente utiliza a beleza, a liberdade e o canto das aves para passar a mensagem de que as aves sozinhas não vivem bem. Precisamos pensar sempre no contexto, no ambiente, na conectividade e na interdependência entre os elementos naturais”, disse o fotógrafo Renato Rizzaro, fotógrafo e responsável pelo projeto gráfico.

 

Distribuição

O Guia de Aves da Amazônia Mato-Grossense tem uma tiragem inicial de 1,5 mil exemplares e será distribuído em pontos estratégicos como hotéis e aeroportos da região e secretarias municipais de turismo. Além disso, parte da tiragem será destinada a escolas, para trabalhos de Educação Ambiental.

 

Poster Guia das aves da Amazônia Mato-Grossense.

 

Arara-vermelha (Ara Macaw). Foto: Renato Rizzaro.

 

Gavião Real (Harpya Harpyja). Foto: Renato Rizzaro.

 

Mãe-da-lua (Nyctibius griseus). Foto:Renato Rizzaro.

 

Mutum-de-penacho ((Crax fasciolata) Foto: Renato Rizzaro.

 

Saiba Mais

Guia de Aves da Amazônia Mato-Grossense

 

Leia Também

Guia: as aves da Amazônia

Guia de aves da Floresta Atlântica em novo formato

Guia: Aves do Cerrado

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
7 de abril de 2015

Guia: Aves do Cerrado

A dupla Renato Rizzaro e Gabriela Giovanka lança o pôster com belas imagens das aves que habitam a savana brasileira.

Salada Verde
26 de fevereiro de 2018

Guia de aves da Floresta Atlântica em novo formato

Com 164 fotografias, agora, a publicação está mais prática, impressa em papel para ser manuseado e levado para onde quiser. Veja como adquirir

Notícias
3 de junho de 2013

Guia: as aves da Amazônia

A 3ª edição dos populares pôsteres da Reserva Rio das Furnas está disponível. Confira o trabalho de Renato Rizzaro sobre as aves amazônicas.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Marcos diz:

    Olá!
    Como faço pra adquirir um?