Equipes de fiscalização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em ação conjunta com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Iguaçu, prenderam em flagrante, na última sexta-feira (30), um homem por extração ilegal de palmito juçara no interior da Reserva Biológica do Tinguá, na região de Jaceruba, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
A prisão é resultado de cerca de seis meses de investigação iniciada após a deflagração da Operação Juçara. Desde então, a trilha utilizada para acesso à área vinha sendo monitorada devido à recorrência de indícios de crimes ambientais. A ação que resultou no flagrante mobilizou 12 agentes, sendo oito em campo, diretamente na fiscalização dentro da unidade de conservação, e quatro atuando na logística e no apoio operacional.


Durante a abordagem, os agentes encontraram 72 unidades de palmito juçara, espécie nativa da Mata Atlântica ameaçada de extinção e cuja extração é vedada por lei. Também foram apreendidos 41 trabucos (arma de fogo artesanal), além de munições e pólvora, materiais associados à caça ilegal no interior da reserva.
Segundo as investigações, o homem preso é apontado como líder de uma quadrilha especializada na exploração, transporte e comercialização clandestina de palmito na região. O produto, de acordo com a apuração, era vendido na feira de Areia Branca, no município de Belford Roxo. O suspeito já havia sido preso anteriormente por crime ambiental.
Em razão das infrações constatadas, foram lavrados autos de infração ambiental que somam R$ 75 mil. O suspeito foi encaminhado à Polícia Federal, no Rio de Janeiro, para adoção das medidas legais cabíveis. Todo o material apreendido foi recolhido e terá destinação definida pelos órgãos competentes.
((o))eco não conseguiu entrar em contato com a defesa do acusado e, por isso, optou por não divulgar o nome do suspeito.
Leia também
Tronco proibido, fruto liberado
Estudo da UFRJ mapeia os impactos causados pela retirada do fruto e do palmito na palmeira juçara. No caso do segundo, a planta não sobrevive →
Pesquisa mapeia áreas prioritárias para conservação de palmeiras no estado do Rio
Estudo mapeou as áreas de distribuição potenciais de 15 das 22 palmeiras nativas do estado para entender impacto do desmatamento e identificar refúgios para as espécies →
Ação do ICMBio na Rebio Tinguá combate prática irregular de off-road e apreende motos
Ação realizada pela equipe de fiscalização do ICMBio neste domingo (14) lavrou sete autos de infração que totalizam mais de R$7 mil em multa e apreendeu motos que praticavam o off road no interior da reserva →




