Um homem foi filmado esfaqueando uma sucuri às margens do que seria o rio Cuiabá. O caso foi divulgado pelo Gazeta Digital na terça-feira (25), que disse ter recebido o vídeo através do canal de interação do portal. Segundo o site, o episódio teria acontecido no Distrito do Sucuri, em Cuiabá (MT).
A ((o))eco, porém, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) disse não ter recebido nenhuma denúncia sobre o caso. A filmagem, recebida pela imprensa nesta terça, foi encaminhada pela pasta a sua Coordenadoria de Fauna.
No registro, o homem é filmado por outra pessoa, que ri a todo momento. Pelo vídeo, nota-se que ele está pescando no local.
Nesta quarta-feira (26), a Sema-MT disse que, por tratar-se de crime ambiental, a investigação é conduzida pela Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema).
A assessoria da Polícia Judiciária Civil, por sua vez, disse que a Dema tomou conhecimento do vídeo, mas não identificou a pessoa e nem o local onde ocorreu o episódio. “A Delegacia vai continuar a apuração para saber se, de fato, a situação ocorreu em Mato Grosso”, diz trecho de nota enviada à reportagem.
De acordo com o Decreto nº 6.514, de 22 de julho de 2008, que regulamenta a Lei de Crimes Ambientais, a multa para quem pratica maus-tratos, fere ou mutila animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos varia de R$ 500 a R$ 3 mil por pessoa.
Leia também
O quê as sucuris matam e porque pessoas matam sucuris
Estudo feito através de vídeos públicos na internet, em dez países, revelou padrões surpreendentes e confirmou, de novo: o ser humano é perigoso. →
Afinal, sucuris comem gente? Especialista comenta cena de Pantanal
Em reta final, novela exibiu a morte de Tenório, que foi engolido por sucuri. Cena, porém, tem pouquíssimas chances de acontecer na realidade →
Polícia Ambiental flagra caçadores com carne de sucuri
Quatro pessoas foram autuadas por abater serpente em Icém, no interior de São Paulo. Animal estava sem o couro, pronto para o consumo →