Salada Verde

Polícia ambiental não encontra vestígios de bala em sucuri morta em Bonito

Polícia Militar Ambiental foi até o local onde a cobra foi morta e analisou o animal. Um boletim de ocorrência foi encaminhado à Polícia Civil de Bonito

Júlia Mendes ·
26 de março de 2024
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O corpo da famosa Anajúlia, sucuri encontrada morta em Bonito (MS) no último final de semana, não apresentou marcas de tiros, como anunciado nas redes sociais. Foi o que afirmou a Polícia Militar Ambiental de Bonito após inspeção no local. Em nota oficial, as autoridades alegaram que a identificação de possíveis vestígios de perfurações por arma de fogo não foi possível devido ao estágio avançado de decomposição da cobra. 

De acordo com o pronunciamento oficial, um boletim de ocorrência policial foi encaminhado à Polícia Civil de Bonito para que peritos criminais façam a análise para determinar a causa da morte do animal. Além disso, a PMA enfatizou que é crime ambiental a caça de animais silvestres e a importância da sucuri para o meio ambiente e o município (leia a nota abaixo).

Leia a nota na íntegra:

“A Polícia Militar Ambiental de Bonito-MS, no dia 25/03, foi alertada por diversas ligações e mensagens a respeito de uma publicação em uma rede social. O post continha várias imagens de uma sucuri encontrada morta, boiando no Rio Formoso, ponto turístico do município. Tal informação causou certo espanto nos policias, pois até aquele momento, não havia sido formalizada nenhuma denúncia ou registro de boletim de ocorrência sobre o caso.

Após os primeiros questionamentos, a equipe de assessoria de comunicação do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Campo Grande, entrou em contato com o dono da página que fez a postagem, questionando sobre a veracidade das fotos e o local do ocorrido. O responsável confirmou a autenticidade das imagens e forneceu a localização do animal morto. Após isso, a equipe da PMA de Bonito dirigiu-se ao local, usando um bote inflável, contando com o auxílio de guias de turismo locais.

Ao chegarem ao local, os policiais ambientais encontraram um exemplar adulto de sucuri, medindo aproximadamente 6 metros e 30 centímetros, já em estágio avançado de decomposição, o que dificultou a identificação de possíveis vestígios de perfuração por arma de fogo, caso tenha. Diante desses fatos, foi elaborado um Boletim de Ocorrência policial, encaminhado à Polícia Civil de Bonito que enviará uma equipe de peritos criminais para investigar a causa da morte do animal e tomar as medidas necessárias.

A PMA ressalta a ilegalidade da caça de animais silvestres, especialmente de uma espécie emblemática como a sucuri. Este animal desempenha um papel crucial na cadeia alimentar, auxiliando no controle populacional de outras espécies silvestres, e sua preservação é fundamental para o equilíbrio do ecossistema.”

Após repercussão da notícia nas redes sociais do documentarista que acompanha Anajúlia há dez anos, Cristian Dimitrius se pronunciou em sua conta no Instagram sobre a investigação de sua amiga Sucuri. Ele afirma que esperará as informações oficiais sobre as causas e continuará atualizando seus seguidores do ocorrido. “Precisamos aguardar para entender o real motivo de sua partida. Pode ter certeza que isso será divulgado amplamente e vou acompanhar de perto. Até lá, fico olhando estas imagens dela em vida e lembrando de como esse animal era especial”, escreveu. 

  • Júlia Mendes

    Estudante de jornalismo da UFRJ, apaixonada pela área ambiental e tudo o que a envolve

Leia também

Salada Verde
25 de março de 2024

Sucuri gigante é encontrada morta em Bonito, no Mato Grosso do Sul

Chamada de Anajúlia, a cobra foi acompanhada por documentarista durante 10 anos e era conhecida nas redes sociais. Polícia ainda não sabe quem matou a serpente

Salada Verde
26 de outubro de 2022

Homem esfaqueia sucuri às margens de rio

Episódio teria sido registrado no Rio Cuiabá. Delegacia Especializada de Meio Ambiente investiga se caso foi, de fato, registrado em Mato Grosso

Análises
6 de abril de 2016

O quê as sucuris matam e porque pessoas matam sucuris

Estudo feito através de vídeos públicos na internet, em dez países, revelou padrões surpreendentes e confirmou, de novo: o ser humano é perigoso.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.