Salada Verde

Sucuri gigante é encontrada morta em Bonito, no Mato Grosso do Sul

Chamada de Anajúlia, a cobra foi acompanhada por documentarista durante 10 anos e era conhecida nas redes sociais. Polícia ainda não sabe quem matou a serpente

Júlia Mendes ·
25 de março de 2024
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A famosa sucuri Anajúlia, de quase sete metros, foi encontrada morta neste domingo (24) às margens do rio Formoso, em Bonito, Mato Grosso do Sul. A serpente estava com marcas de tiro. Conhecida nas redes sociais após viralizar em vídeo, a sucuri era considerada símbolo da biodiversidade de Bonito, considerada a capital do ecoturismo no Brasil. 

O anúncio da morte de Anajúlia foi feito por um velho conhecido da serpente: o documentarista Cristian Dimitrius, que há duas décadas acompanha a vida das sucuris e há pelo menos dez registrava a vida dessa gigante dos répteis. 

O animal foi encontrado com marcas de tiro e o corpo inchado boiando no rio, no domingo. A Polícia Militar Ambiental de Bonito investiga a autoria da morte da serpente. 

Em nota oficial, a prefeitura de Bonito diz que aguarda a resposta dos órgãos competentes. Leia na íntegra: 

“A Prefeitura de Bonito manifesta total repúdio pelo ocorrido com a Sucuri ‘Anajúlia’ em nosso município. A relevância de um animal desse porte nas nossas áreas mostram o quão equilibrado o nosso ambiente está, porque um ambiente para suportar um animal topo de cadeia, como uma sucuri de quase 7 metros, precisa estar no mínimo equilibrado e essa atitude pessoal, de alguém que cometa um ato como este, é totalmente desprezível e vai contra tudo aquilo que a gente trabalha para em prol do meio ambiente. Então esperamos que as autoridades competentes consigam identificar os autores e punir os culpados. A Sema, enquanto órgão fiscalizador, não possui jurisprudência na área rural, apenas questões ambientais ligadas à área urbana. Diante disso, podemos apenas aguardar as investigações e informações oficiais da PMA e demais órgãos responsáveis por apuração de crime ambiental”. 

  • Júlia Mendes

    Estudante de jornalismo da UFRJ, apaixonada pela área ambiental e tudo o que a envolve

Leia também

Salada Verde
26 de outubro de 2022

Homem esfaqueia sucuri às margens de rio

Episódio teria sido registrado no Rio Cuiabá. Delegacia Especializada de Meio Ambiente investiga se caso foi, de fato, registrado em Mato Grosso

Análises
6 de abril de 2016

O quê as sucuris matam e porque pessoas matam sucuris

Estudo feito através de vídeos públicos na internet, em dez países, revelou padrões surpreendentes e confirmou, de novo: o ser humano é perigoso.

Reportagens
21 de julho de 2016

O dilema de conviver com sucuris

Cuidados na hora de limpar peixes, posicionar galinheiros e criar animais de estimação podem manter sucuris longe das pessoas e perto de suas presas naturais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. tobiasferraz diz:

    Todos os anos, milhões de animais são mortos pela ação humana. Atropelamento, envenenamento, assassinato. Será que a espécie humana ocidental vai aprender a respeitar as outras espécies?