Salada Verde

Homem esfaqueia sucuri às margens de rio

Episódio teria sido registrado no Rio Cuiabá. Delegacia Especializada de Meio Ambiente investiga se caso foi, de fato, registrado em Mato Grosso

Michael Esquer ·
26 de outubro de 2022 · 2 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Um homem foi filmado esfaqueando uma sucuri às margens do que seria o rio Cuiabá. O caso foi divulgado pelo Gazeta Digital na terça-feira (25), que disse ter recebido o vídeo através do canal de interação do portal. Segundo o site, o episódio teria acontecido no Distrito do Sucuri, em Cuiabá (MT). 

A ((o))eco, porém, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) disse não ter recebido nenhuma denúncia sobre o caso. A filmagem, recebida pela imprensa nesta terça, foi encaminhada pela pasta a sua Coordenadoria de Fauna. 

No registro, o homem é filmado por outra pessoa, que ri a todo momento. Pelo vídeo, nota-se que ele está pescando no local. 

Nesta quarta-feira (26), a Sema-MT disse que, por tratar-se de crime ambiental, a investigação é conduzida pela Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema). 

A assessoria da Polícia Judiciária Civil, por sua vez, disse que a Dema tomou conhecimento do vídeo, mas não identificou a pessoa e nem o local onde ocorreu o episódio. “A Delegacia vai continuar a apuração para saber se, de fato, a situação ocorreu em Mato Grosso”, diz trecho de nota enviada à reportagem. 

De acordo com o Decreto nº 6.514, de 22 de julho de 2008, que regulamenta a Lei de Crimes Ambientais, a multa para quem pratica maus-tratos, fere ou mutila animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos varia de R$ 500 a R$ 3 mil por pessoa. 

  • Michael Esquer

    Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com passagem pela Universidade Distrital Francisco José de Caldas, na Colômbia, tem interesse na temática socioambiental e direitos humanos

Leia também

Análises
6 de abril de 2016

O quê as sucuris matam e porque pessoas matam sucuris

Estudo feito através de vídeos públicos na internet, em dez países, revelou padrões surpreendentes e confirmou, de novo: o ser humano é perigoso.

Notícias
5 de outubro de 2022

Afinal, sucuris comem gente? Especialista comenta cena de Pantanal

Em reta final, novela exibiu a morte de Tenório, que foi engolido por sucuri. Cena, porém, tem pouquíssimas chances de acontecer na realidade

Salada Verde
22 de outubro de 2017

Polícia Ambiental flagra caçadores com carne de sucuri

Quatro pessoas foram autuadas por abater serpente em Icém, no interior de São Paulo. Animal estava sem o couro, pronto para o consumo

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.