O Ibama identificou seis pessoas que participaram do episódio de agressão a um tubarão no litoral do Ceará, que ocorreu no último domingo (14) na praia do Balbino, no município de Cascavel. Os envolvidos foram autuados e responderão por maus tratos a animais. A lei de crimes ambientais prevê a pena de três meses a um ano de detenção, além de multa no valor de R$4,3 mil. A punição pode ser agravada devido a morte do animal.
Além disso, de acordo com o Diário do Nordeste, os seis envolvidos também foram intimados pela Delegacia de Crimes Ambientais do Ceará e deverão responder por crime ambiental.
As cenas de violência contra o tubarão, identificado por especialista ouvido por ((o))eco como um tubarão-de-cabeça-chata (Carcharhinus leucas) circularam pelas redes sociais através de vídeos feitos por pessoas que estavam na praia. O tubarão apareceu nas águas mais rasas e foi encurralado por um grupo, que começou a desferir chutes e pauladas no animal. Arrastado para fora d’água, o tubarão foi morto e levado embora, supostamente para ser consumido.
Foto em destaque: Ibama/Reprodução
Leia também
Leia também

Tubarão é morto com chutes e pauladas no litoral do Ceará
Vídeos do ocorrido revelam cenas de violência enquanto um grupo de pessoas maltrata e por fim mata o tubarão, na praia do Balbino, no Ceará →

A saga para salvar Curumim, um boto ferido no coração da Amazônia
Com arpão alojado no olho, boto-cor-de-rosa aguarda cirurgia há mais de 10 dias no interior do Amazonas. Cetáceo pode ter sido vítima de caça ilegal →

Brasil comercializou 7,3 bilhões de m³ de madeira de espécies ameaçadas entre 2010 e 2020
Mercado nacional foi responsável por 94% do consumo, que representa 6% de toda madeira comercializada no período, mostra estudo inédito →