O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) suspendeu a licença de 33 criadouros de animais silvestres após constatar irregularidades, como anilhas falsificadas e adulteradas, registro adulterado de nascimento de filhotes e maus-tratos de animais presos.
As fiscalizações miraram os estabelecimentos cadastrados no Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (SisPass), utilizado pelos estados para a concessão das licenças de criação amadora de pássaros.
A operação, que ocorreu entre os dias 15 e 20 de outubro, resultou na apreensão de 315 pássaros que seriam traficados nos municípios de Pirapora, Várzea da Palma, Buritizeiro, Brasília de Minas, São Francisco, Lontra, Japonvar, Minas Novas e São João da Ponte, em Minas Gerais. Ao todo, foram fiscalizados 55 criadouros.
Durante a fiscalização, foram identificadas anilhas falsificadas ou adulteradas, aves sem anilhas e animais em condição de maus-tratos. Também foi constatada a entrega de 121 declarações falsas de nascimento de animais ao SisPass, quando o infrator declara o nascimento de um filhote no criadouro, mas o animal foi retirado de seu habitat por traficantes. Entre os animais apreendidos estão o curió (Sporophila angolensis) e o bicudo (Sporophila maximiliani), ambos ameaçados de extinção.
Quatro jabutis, 2 papagaios, 3 periquitos-do-encontro-amarelo foram apreendidos. Os animais foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama em Montes Claros (MG).
O Ibama aplicou 40 autos de infração, que totalizaram R$ 768,5 mil. Além da suspensão da licença ambiental, os criadouros irregulares poderão receber outras sanções previstas na Lei n.º 9.605 /1998 (Lei de Crimes Ambientais).
*Com informações da Assessoria de Comunicação do Ibama.
Leia Também
Polícia prende homem que transportava mais de 170 aves silvestres
Leia também
Criador de pássaros processa Ibama por danos morais e perde
TRF4 negou pedido de indenização de criador de pássaros que teve animais apreendidos. Justiça não considera que apreensão foi irregular →
Fiscais apreendem mais de 200 pássaros em Minas Gerais
A operação de fiscalização denominada “Heisenberg” resultou na autuação de mais de 20 infratores, com multas de quase um milhão de reais →
Polícia prende homem que transportava mais de 170 aves silvestres
Guardas conseguiram resgatar 70 tico-ticos, 60 papagaios, 26 azulões, 16 trinca-ferros, três araras e dois cardeais na rodovia Washington Luiz, no Rio →