Salada Verde

Turismo pode ameaçar espécies, aponta análise internacional

O relatório revela atrasos na responsabilidade com animais silvestres de grandes nomes do turismo no Brasil e no mundo

Aldem Bourscheit ·
6 de julho de 2023
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Lançado esta semana, um balanço aponta 22 empresas globais vendendo e promovendo performances “circenses”, interações nocivas e explorando animais selvagens. 

As atividades incluem alimentar botos amazônicos, tirar selfies com macacos e araras, passear e dar banho em elefantes e nadar com golfinhos.

O relatório é da Proteção Animal Mundial e foi construído em parceria com a Universidade de Surrey (Reino Unido). 

Oito das companhias listadas atuam no Brasil e algumas já removeram os conteúdos com “práticas ultrapassadas” de suas plataformas. 

“[Essas empresas] se tornam exemplos para concorrentes e [mais] atrativas para consumidores. Isso é interessante para elas em termos de reputação”, diz David Maziteli, gerente de Vida Silvestre da Proteção Animal Mundial.

Confira aqui o relatório.

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista brasilo-luxemburguês cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Sel...

Leia também

Notícias
5 de junho de 2018

Exploração de animais silvestres pelo turismo é alvo do MPF no Amazonas

Carregar animais no colo, tirar selfies ou tocar botos-cor-de-rosa pode parecer divertido, mas colocam em risco a segurança e saúde dos animais

Análises
7 de julho de 2020

Pesca Esportiva: até onde vai o turismo ecológico e começa o impacto ambiental

A pesca esportiva já é liberada em unidades de conservação de uso sustentável. Abrir a atividade em áreas protegidas mais sensíveis não corresponde com o objetivo de preservação dessas áreas

Reportagens
8 de maio de 2018

Até nas férias a gente ferra o planeta

Pesquisadores quantificam pela primeira vez pegada climática global do setor de viagens e descobrem que o turismo emite 8% do carbono do mundo; Brasil tem sexta maior participação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Esse é um alerta que deveria ser considerado em atividades de observação de vida silvestre em geral no Brasil. Tenho visto cada vez mais fotos de passarinhos comendo na mão de pessoas, o que não tem nada a ver com a prática de “observação” de aves. Em um primeiro momento pode parecer inofensivo, fofinho, encantador. Mas na prática, estamos só estendendo às aves silvestres nossa necessidade de domesticar, amansar, subjulgar, dominar, “petizar” o que deveria continuar selvagem.
    Fiquemos atentos para não habituar uma prática que é considerada ultrapassada e mesmo nociva à fauna silvestre. Existem muitos riscos, tanto para os animais, quanto para o ser humano nesse contato, ainda mais em tempos de gripe aviária se espalhando pelo Continente. Mas, para mim, o grande risco continua em nunca conseguirmos olhar para a natureza com um olhar apenas contemplativo, respeitoso, sem envolver dominação e “posse”.
    Aprendemos muito mais em observar e registrar seu comportamento natural do que fazendo o passarinho (ou qualquer outro animal) se comportar como queremos.