Salada Verde

ISA apresenta propostas para transição climática justa na COP30

Documento reúne experiências e recomendações de povos indígenas, quilombolas e extrativistas da Amazônia e Mata Atlântica

Karina Pinheiro ·
7 de novembro de 2025
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Durante a Conferência do Clima, COP30, que acontecerá nos dias 10 a 21 de novembro em Belém (PA), o Instituto Socioambiental (ISA) apresentará o documento “Caminhos Socioambientais para enfrentar as mudanças climáticas e promover uma transição justa”. O material sistematiza experiências e estratégias de mitigação e adaptação à crise climática, com foco em temas como gestão territorial, economias da sociobiodiversidade, manejo do fogo, restauração ecológica e acesso à energia.

As propostas reúnem experiências acumuladas em anos de atuação do ISA em regiões como o Vale do Ribeira (SP) e as bacias do Rio Negro e do Xingu, que abrangem quatro estados da Amazônia (AM, RR, PA e MT). Entre as práticas apresentadas está o plantio da muvuca, técnica de restauração ecológica que combina diversas espécies nativas e se mostra eficaz para recuperar ecossistemas e fortalecer a resiliência climática. “O enfrentamento às mudanças climáticas depende dos modos de vida desses povos e da proteção de seus territórios”, destaca o instituto no documento.

Com a COP30 sediada em território amazônico, o ISA pretende ampliar o debate sobre a centralidade dos povos da floresta nas soluções climáticas. “Temos a oportunidade de inspirar decisões mais justas e eficazes, baseadas na valorização de saberes e práticas tradicionais”, afirma a organização. Durante o evento, o ISA participará de painéis, seminários e debates em diferentes espaços da conferência em parceria com redes de povos e comunidades tradicionais.

  • Karina Pinheiro

    Jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), possui interesse na área científica e ambiental, com experiência na área há mais de 2 anos.

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.