Salada Verde

ISA apresenta propostas para transição climática justa na COP30

Documento reúne experiências e recomendações de povos indígenas, quilombolas e extrativistas da Amazônia e Mata Atlântica

Karina Pinheiro ·
7 de novembro de 2025
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Durante a Conferência do Clima, COP30, que acontecerá nos dias 10 a 21 de novembro em Belém (PA), o Instituto Socioambiental (ISA) apresentará o documento “Caminhos Socioambientais para enfrentar as mudanças climáticas e promover uma transição justa”. O material sistematiza experiências e estratégias de mitigação e adaptação à crise climática, com foco em temas como gestão territorial, economias da sociobiodiversidade, manejo do fogo, restauração ecológica e acesso à energia.

As propostas reúnem experiências acumuladas em anos de atuação do ISA em regiões como o Vale do Ribeira (SP) e as bacias do Rio Negro e do Xingu, que abrangem quatro estados da Amazônia (AM, RR, PA e MT). Entre as práticas apresentadas está o plantio da muvuca, técnica de restauração ecológica que combina diversas espécies nativas e se mostra eficaz para recuperar ecossistemas e fortalecer a resiliência climática. “O enfrentamento às mudanças climáticas depende dos modos de vida desses povos e da proteção de seus territórios”, destaca o instituto no documento.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Com a COP30 sediada em território amazônico, o ISA pretende ampliar o debate sobre a centralidade dos povos da floresta nas soluções climáticas. “Temos a oportunidade de inspirar decisões mais justas e eficazes, baseadas na valorização de saberes e práticas tradicionais”, afirma a organização. Durante o evento, o ISA participará de painéis, seminários e debates em diferentes espaços da conferência em parceria com redes de povos e comunidades tradicionais.

  • Karina Pinheiro

    Jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), possui interesse na área científica e ambiental, com experiência na área há mais de 2 anos.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
15 de abril de 2026

SPVS lança videocast sobre parceria internacional que protege papagaios ameaçados na Mata Atlântica

Cooperação de mais de duas décadas combina ciência, território e comunidades para tirar espécies da lista de extinção e impulsionar economia local na Mata Atlântica

Salada Verde
15 de abril de 2026

Governador em exercício revoga decreto que retirava zona de amortecimento de UCs no Rio

Magistrado Ricardo Couto revogou último decreto do ex-governador do Rio, que anulava planos de manejo e zonas de amortecimentos em cinco APAs no estado

Salada Verde
15 de abril de 2026

Fiocruz promove conferência para incluir ecocídio e racismo ambiental na Agenda 2030

Evento reúne sociedade civil e especialistas para formular propostas que integrem justiça ambiental e igualdade racial às metas globais de desenvolvimento sustentável

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.