Durante a Conferência do Clima, COP30, que acontecerá nos dias 10 a 21 de novembro em Belém (PA), o Instituto Socioambiental (ISA) apresentará o documento “Caminhos Socioambientais para enfrentar as mudanças climáticas e promover uma transição justa”. O material sistematiza experiências e estratégias de mitigação e adaptação à crise climática, com foco em temas como gestão territorial, economias da sociobiodiversidade, manejo do fogo, restauração ecológica e acesso à energia.
As propostas reúnem experiências acumuladas em anos de atuação do ISA em regiões como o Vale do Ribeira (SP) e as bacias do Rio Negro e do Xingu, que abrangem quatro estados da Amazônia (AM, RR, PA e MT). Entre as práticas apresentadas está o plantio da muvuca, técnica de restauração ecológica que combina diversas espécies nativas e se mostra eficaz para recuperar ecossistemas e fortalecer a resiliência climática. “O enfrentamento às mudanças climáticas depende dos modos de vida desses povos e da proteção de seus territórios”, destaca o instituto no documento.
Com a COP30 sediada em território amazônico, o ISA pretende ampliar o debate sobre a centralidade dos povos da floresta nas soluções climáticas. “Temos a oportunidade de inspirar decisões mais justas e eficazes, baseadas na valorização de saberes e práticas tradicionais”, afirma a organização. Durante o evento, o ISA participará de painéis, seminários e debates em diferentes espaços da conferência em parceria com redes de povos e comunidades tradicionais.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Organizações cobram reparação por impactos de Belo Monte após dez anos
Entidades divulgam carta aberta com críticas à operação da usina e cobram resposta do Estado brasileiro; Hidrelétrica no Xingu ainda impacta região →
Maioria do desmatamento no Brasil ocorreu sem autorização, aponta análise
Levantamento indica que 86% da área desmatada entre 2009 e 2024 não tinha licença ambiental; Em 15 anos, 22,8 milhões de hectares foram desmatados sem autorização →
As palavras convencem, o exemplo arrasta: O espírito de Santa Marta e o futuro pós-fóssil
Alguns países decidiram apontar alternativas para o mundo se livrar da dependência aos combustíveis fósseis. Veremos se esse primeiro empurrão será suficiente para tirar o mundo do estado de inércia →
