Nove em cada dez brasileiros não aprovam a ideia de liberar a caça no país. A informação faz parte de uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha em todo país, a pedido da organização WWF-Brasil. Os números foram divulgados na última quarta-feira (21).
Ao todo, foram entrevistadas 1.088 pessoas, a partir dos 16 anos, em todas as cinco regiões do país. Os entrevistados responderam a duas perguntas: “Você concorda com a ideia de autorizar a caça de animais no Brasil?” e “Votaria em quem apoia a caça no Brasil?”.
Do total, 90% discordaram da ideia de autorizar a caça, 9% concordaram e 1% não soube responder. A rejeição é maior entre as mulheres (93%) e entre residentes das regiões metropolitanas (93%).
Na pergunta sobre eleições, 88% dos entrevistados disse que não votaria em candidatos que apoiam a caça. Mais uma vez, a rejeição é maior entre o público feminino e entre moradores de regiões metropolitanas, com 91% para ambos. Apenas 10% dos entrevistados votariam em candidatos que apoiam esta pauta e 3% não soube responder.
Atualmente, a caça é liberada no país apenas para espécies como o javali, considerado um invasor. Apesar disso, a quantidade de CACs (colecionadores, atiradores e caçadores) aumentou exponencialmente no país de 2018 para cá.
O número de armas em circulação também deu um salto: de 350,6 mil em 2018 para 1.006.725 em 2021. Na região amazônica, conhecida pelos conflitos fundiários, o aumento no número de armas foi de 700%. Os números são dos Institutos Igarapé e Sou da Paz.
Leia também
Eleições esquentam o jogo político pela legalização da caça esportiva de animais nativos
Candidatos defensores da caça esportiva disputam a presidência e cargos no Congresso Nacional. Registros de caça ilegal se multiplicam nas redes sociais, que lucram com a prática no país →
Projeto que libera caça esportiva sai de pauta na Comissão de Meio Ambiente em MT
Autor da proposta solicitou retirada de pauta durante reunião em que se votaria parecer contrário ao PL. Pedido ocorre em meio à repercussão negativa ao projeto →
Projeto que libera caça no Brasil sai (por enquanto) da pauta de discussões na Câmara
Proposta com potencial de acabar com unidades de conservação no país também é retirada do debate na Comissão de Meio Ambiente →