Salada Verde

Lula é ovacionado em Paris ao discursar em defesa da Amazônia e do desmatamento zero

A convite da banda Coldplay, presidente discursou no festival Power Our Planet. Em fala, ele disse que será duro com quem quiser derrubar uma árvore sequer

Cristiane Prizibisczki ·
22 de junho de 2023
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a afirmar seu compromisso com a defesa da floresta amazônica, na tarde desta quinta-feira (22), durante o festival Power Our Planet, em Paris. À frente de cerca de 20 mil pessoas, Lula disse que está comprometido em alcançar o desmatamento zero até o final da década e que países ricos precisam se responsabilizar por sua “dívida histórica” com as nações menos desenvolvidas.

Lula também afirmou que será “muito duro” contra quem derrubar uma árvore sequer para plantar soja, milho ou criar gado. Ele não deixou claro se se referia ao desmatamento ilegal ou a qualquer desmatamento. Atualmente, proprietários de terras na Amazônia podem desmatar até 20% de suas terras.

O presidente ainda conclamou os países ricos a financiarem as ações de preservação, em pagamento de sua “dívida histórica”, por terem destruído suas riquezas naturais. 

Veja abaixo trecho do discurso de Lula em Paris:

“Quando tomei posse em 1º de janeiro, assumi a responsabilidade de que até 2030 teremos desmatamento zero na Amazônia. Vamos ser muito duros contra toda e qualquer pessoa que quiser derrubar uma árvore para plantar soja, milho ou criar gado. A Amazônia é um território soberano do Brasil, mas ao mesmo tempo ela pertence a toda a humanidade. E por isso, faremos todo e qualquer esforço para manter a floresta em pé. E queria terminar convidando vocês que ouvem falar da Amazônia todo dia, que acham que a Amazônia é o pulmão do mundo, para comparecer ao Brasil, em 2025. Iremos fazer a COP 30 em um estado da Amazônia, para que todos vocês tenham a oportunidade de conhecer de perto o ecossistema da Amazônia, a riqueza da biodiversidade, a riqueza de nossos rios, e que possam compartilhar com o povo brasileiro a preservação das nossas florestas. E responsabilizar os países ricos para financiar os países em desenvolvimento que têm reservas florestais, porque não foi o povo africano que polui [sic] o mundo, não é o povo latino americano que polui o mundo. Na verdade, quem poluiu o planeta nestes últimos 200 anos foram aqueles que fizeram a revolução industrial e por isso têm que pagar a dívida histórica que tem com o planeta terra. Muito obrigada a todos vocês e boa sorte para a humanidade.”

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Salada Verde
5 de junho de 2023

Lula veta retrocessos à Lei da Mata Atlântica incluídas na MP do Código Florestal

No Dia Mundial do Meio Ambiente, presidente sanciona medida provisória convertida em lei que mudou o prazo fixado para a adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA)

Notícias
22 de junho de 2023

Sem desmatamento, Amazônia pode gerar R$ 1,3 trilhão em riquezas até 2050

Com floresta em pé e descarbonização da economia, mais de 23 milhões de empregos poderiam ser criados no bioma nas próximas três décadas, mostra estudo da WRI

Salada Verde
12 de junho de 2023

UE doará 20 milhões de euros para o Fundo Amazônia

Anúncio foi feito nesta segunda-feira (12) pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que está de visita ao Brasil. Bloco também repassará verba extra para combate ao desmatamento

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 3

  1. Thiago Osvair diz:

    O cara que esta desmatando mais do que o governo anterior prometendo desmatamento zero? Acredita quem quer… Vai ter zero mesmo, zero arvore lá.


  2. Luiz Prado diz:

    Apesar do desnatamento ter aumentado 30% nos três primeiros meses dele, a mentira no DNA, o mesmo que já prometia o ridículo Carlos Minc quando assumiu o MMA com ordem de liberar a licença de Belo Monte.

    O gente desmemoriada. ”


  3. Vânia Davanzo diz:

    Obrigada por compartilhar comigo por aqui, pois assim fiquei sabendo… E, além disto, posso também divulgar e fortalecer esta voz de defesa da Amazônia!