Salada Verde

Lula veta retrocessos à Lei da Mata Atlântica incluídas na MP do Código Florestal

No Dia Mundial do Meio Ambiente, presidente sanciona medida provisória convertida em lei que mudou o prazo fixado para a adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA)

Daniele Bragança ·
5 de junho de 2023
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou, nesta segunda-feira (05), trechos da medida provisória convertida em lei que flexibilizam a aplicação da Lei da Mata Atlântica. A proposta, aprovada há duas semanas no Congresso Nacional, muda o prazo fixado para a adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), mecanismo criado pelo novo Código Florestal. Essa parte não foi vetada. Porém, a Câmara dos Deputados inclui trechos mudando a Lei da Mata Atlântica. Esses trechos foram vetados nesta segunda-feira pelo presidente da República.  

A sanção com os vetos ocorreu durante cerimônia de comemoração ao Dia do Meio Ambiente, realizada no Palácio do Planalto. 

Jabutis vetados

Em tramitação na Câmara, a proposta recebeu vários “jabutis” que afetavam diretamente a Lei da Mata Atlântica. “Jabuti”, no jargão legislativo, é um “contrabando” que os parlamentares fazem ao inserir em uma proposta legislativa um tema sem relação com o texto original. As mudanças estabeleciam, por exemplo, que empreendedores não precisavam mais analisar se havia vegetação primária na área em que se pretendia instalar uma obra, como determina a lei.   

O governo já havia dito que iria vetar esse trecho, quando o texto foi aprovado no Congresso Nacional. Segundo o relator do texto na Câmara, deputado Sergio Souza (MDB-PR), ficou acordado que os deputados manteriam o veto do presidente.  

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Reportagens
18 de maio de 2023

MP aprovada no Senado ainda dificulta implementação do Código Florestal, aponta observatório

Segundo Observatório do Código Florestal, norma dificulta efetiva regularização ambiental de imóveis no país. Texto foi aprovado nesta semana sem “jabutis” contra Mata Atlântica

Notícias
30 de março de 2023

Câmara aprova norma com retrocessos ao Código Florestal e à Lei da Mata Atlântica

“Jabutis” colocados em Medida Provisória 1150/2022 fragilizam regularização ambiental e aumentam possibilidade de desmatamento em vegetação primária na Mata Atlântica. SNUC também foi afetado

Salada Verde
24 de maio de 2023

Câmara reintroduz “jabutis” e conclui votação de MP sobre prazo de regularização ambiental

Casa rejeitou mudanças feitas pelo Senado na MP 1150/2022 e retornou pontos que modificam Lei da Mata Atlântica. Matéria vai à sanção

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.