O presidente Lula enviou na última sexta-feira (31) ao Congresso Nacional uma mensagem pedindo que os parlamentares retirem de pauta o Projeto de Lei nº 191/2020, que libera mineração, a construção de barragens e outras atividades econômicas em Terras Indígenas. Alvo de inúmeras críticas e rechaçada por comunidades indígenas, a proposta está parada na Câmara desde que foi proposta pelo então presidente Jair Bolsonaro, em fevereiro de 2020.
Segundo a mensagem, “não houve a imprescindível preocupação com as regras constitucionais, inclusive quanto à oitiva dos povos atingidos”, na construção da proposta.
A justificativa do pedido, assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ainda cita a situação da população Yanomami em Rondônia, que em meio ao avanço do garimpo ilegal viu os casos graves de desnutrição, verminose e malária aumentarem exponencialmente.
“O Projeto de Lei nº 191, de 2020 abre a possibilidade de presença maciça de atividades de mineração em terras indígenas, situação que seria capaz de fazer a tragédia dos Yanomami se repetir em muitos outros pontos do território nacional”, diz mensagem do governo.
Segundo o Executivo, o caminho que deve ser buscado para a convivência harmônica e sustentável entre os grupos sociais deve ser o do respeito mútuo pelas formas de organização coletiva, especialmente aquelas asseguradas pela Constituição Federal, como é o caso do direito das comunidades indígenas sobre as terras que ocupam, competindo à União sua demarcação e proteção.
“Acreditamos que, com a criação do Ministério dos Povos Indígenas, tem-se um canal adequado para o melhor debate quanto à temática, a partir da retirada da proposição legislativa em foco”, finaliza a mensagem do Executivo ao Congresso.
Leia também
Mineração em terras indígenas da Amazônia aumentou 1.217% nos últimos 35 anos
Os dados são de um estudo feito por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Universidade do Sul do Alabama, dos Estados Unidos. Os resultados do trabalho foram publicados na revista Remote Sensing →
Indígenas se mobilizam contra projeto que libera mineração em seus territórios
Kayapós estão prontos para as mobilizações do Acampamento Terra Livre, grande evento de reivindicações e resistência indígena que se realizará em Brasília, entre os dias 4 e 14 →
Mineração em terras indígenas: a proposta do governo Bolsonaro em 10 perguntas e respostas
Projeto de Lei assinado na última quarta-feira era promessa de campanha de Bolsonaro. Vários setores da sociedade já manifestaram repúdio e partidos se articulam para barrar a proposta no Congresso →