
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) de Minas Gerais abriu, na quinta-feira (13), processo seletivo para o preenchimento de 288 vagas, sendo 286 para brigadistas e duas para líderes regionais de brigada nas Unidades de Conservação Estaduais (UCs) e nas Unidades Operacionais da Força Tarefa Previncêndio do Estado.
O contrato é temporário, com duração de quatro meses, podendo ser prorrogado conforme a necessidade. A carga horária é de 40 horas semanais e a remuneração é de R$ 1.218,10 para brigadistas e de R$ 2.436,20 para líder regional de brigada, mais auxílio-alimentação e auxílio transporte (quando couber).
Para a vaga de brigadista, o candidato deverá ter, no mínimo, o ensino fundamental incompleto. Já para o posto de líder regional de brigada é exigido o ensino médio completo. Além disso, os candidatos precisam ser maiores de idade e estar em dia com as obrigações militares e eleitorais.
Os candidatos ao cargo de líder regional de brigada deverá anexar o certificado/declaração de brigadista de prevenção e combate a incêndios florestais emitido entre 2008 e 2016 por entidades públicas, organizações não governamentais ou escolas de formação de brigadistas. O documento deve estar assinado por da instituição e ter carga horária mínima de 24 horas.
O processo seletivo simplificado será em três fases para brigadistas e quatro para líder de brigada. A primeira etapa inclui a análise e comprovação dos documentos originais. Os classificados para a segunda fase farão um curso de formação de brigada Previncêndio, com duração de 32 horas, onde o candidato precisará ter, no mínimo, 60% de aproveitamento. A terceira fase será realizado teste de aptidão física e de habilidade para o uso de ferramentas agrícolas.
Na última etapa, os líderes de brigada passarão por uma entrevista.
As inscrições são gratuitas e poderão ser efetuadas até às 23h59 do dia 23 de abril, somente pela internet (clique aqui para fazer a inscrição)
Para ter acesso às informações relativas a documentos e ao edital clique aqui.
Leia Também
Leia também
Brigadistas brasileiros combatem fogo no Chile
Em uma das piores temporadas de incêndios florestais no Chile, profissionais do Ibama foram chamados para ajudar o governo chileno. Veja imagem de satélite e mapa interativo com dados dos focos de calor. →
Quase a metade dos ambientes aquáticos do mundo está gravemente contaminada por lixo
Estudo de pesquisadores da Unifesp sintetizou dados de 6.049 registros de contaminação em todos os continentes ao longo da última década →
Como as canoas havaianas podem ser aliadas à pesquisa sobre microplásticos?
Pesquisadores da UFC desenvolveram uma nova metodologia capaz de captar dados relacionados a microplásticos com baixo custo e sem emissão de CO₂ →




