Externo

Assim como o pai, Flávio mente e exagera sobre ambiente

Checamos falas do candidato, que já disse que a Terra está esfriando, que EUA são ricos porque desmataram e que Brasil tem áreas protegidas demais

Fakebook.eco ·
16 de outubro de 2026

Em defesa de Flávio Bolsonaro, registre-se que ele falou pouco sobre meio ambiente e clima durante sua carreira política. Mas que falas! Todas as vezes que abriu a boca para tratar do tema, o candidato do PL à Presidência da República distorceu a ciência, selecionou dados, exagerou ou simplesmente mentiu. Prova, assim, que é um legítimo herdeiro de Jair Messias Bolsonaro, cujo discurso ambiental recheado de “fatos alternativos” o tornou freguês deste Fakebook.eco durante seu governo.

Bolsonaro, o filho, nega o aquecimento global, como o pai. Também como o pai, já serviu-se vastamente das estatísticas “criativas” sobre uso da terra propaladas pelo agrônomo Evaristo de Miranda para insinuar que o Brasil protege demais suas florestas (quando, na verdade, somos o país que mais desmata). Juntamente com o acreano Márcio Bittar, seu parceiro no projeto de lei que tentou acabar com a reserva legal no país, Flávio Bolsonaro já escreveu artigo dizendo que a Terra está resfriando e que os EUA são ricos porque desmataram mais e usam mais terras agrícolas do que o Brasil. 

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Seriam afirmações quase engraçadas, não viessem de um homem que tem chance real de ser eleito Presidente da República em menos de um mês. A equipe do Fakebook.eco verificou falas de Flávio da tribuna do Senado, entrevistas e escritos sobre meio ambiente, para que o eleitor tenha pelo menos a chance de saber o que o candidato pensa a respeito do tema. Leia a seguir.


“O que existe são eventos climáticos extremos. Tem épocas cíclicas que faz mais calor, tem épocas que faz mais frio, tem épocas que chove mais, e não acho que isso tem a ver diretamente só com a influência humana no meio ambiente.” Sabatina no Jornal Nacional, agosto de 2026

“Basta pesquisar para saber que o homem é capaz de alterar o clima local, mas, não o clima global. Houve momentos em que a produção dos homens era diminuta e o mundo, mais quente. Apesar do aumento de emissão de CO2, informam os cientistas, o mundo está passando por um resfriamento global.” Artigo com Márcio Bittar, abril de 2019

FALSO 

A Terra está esquentando consistentemente ao longo do último século. Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, o IPCC, o aquecimento observado no mundo foi de 1,3oC desde 1850. Cada uma das últimas quatro décadas foi sucessivamente mais quente que a anterior. Em 2024, a Terra ultrapassou o aquecimento médio de 1,5oC. Ainda segundo o IPCC, o aquecimento observado hoje não tem precedente em mais de 2.000 anos e o período desde 1850 é o mais quente para o mesmo intervalo de tempo em 100 mil anos. O painel também afirma que a humanidade é provavelmente responsável por 98% do aquecimento observado.

Fonte: IPCC AR6 WGI/ Adaptação para o português pelo Jornal da USP

“A melhor forma que nós temos de proteger o meio ambiente é oferecer um saneamento básico para a população e isso impacta, inclusive, na saúde” Sabatina no Jornal Nacional – 28 de agosto de 2026)

FALSO 

Ao ser questionado sobre as mudanças climáticas, Flávio Bolsonaro citou o saneamento básico como a melhor forma de proteger o meio ambiente. A resposta é desinformativa, pois o setor de resíduos, que inclui esgoto e lixo, não é o principal responsável pelas emissões de gases de efeito estufa, que pioram as mudanças climáticas. No Brasil, esse setor foi responsável por 5% das emissões em 2024. À frente, aparecem mudança de uso da terra, que inclui o desmatamento, com 42%; agropecuária, com 29%; e energia, que inclui o uso de combustíveis fósseis, com 20%. Globalmente, o setor de energia lidera as emissões respondendo por quase três quartos das emissões de todo o planeta, segundo dados de 2023. Em seguida, aparecem agricultura e processos industriais.

“Eu pergunto: o que está acontecendo no Rio Grande do Sul tem relação com emissão de carbono na atmosfera ou tem relação com o zoneamento urbano de todas as cidades impactadas? Será que o que está acontecendo agora é porque emitimos mais carbono na atmosfera do que emitia-se em 1941? Não. A realidade é que cidades foram construídas, [gerando] mais asfalto, mais cimento, prédios, menos áreas de absorção de água nessa área que já é propícia a alagamentos. É o crescimento urbano desordenado.” Discurso no Plenário do Senado – 14 de maio de 2024)

FALSO 

Bolsonaro engana ao dizer que as chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul em abril e maio de 2024 causaram inundações somente por problemas de crescimento e zoneamento urbano. Pesquisadores da Rede Mundial de Atribuição publicaram um estudo que concluiu que as chuvas extremas se tornaram pelo menos duas vezes mais prováveis por conta das mudanças climáticas. A pesquisa também concluiu que o aquecimento global deixou as chuvas entre 6% e 9% mais intensas no estado. 

Além disso, em 2015, o estudo “Brasil 2040: cenários e alternativas de adaptação à mudança do clima”, publicado pelo governo federal, apontou que o sul da América do Sul, em especial a bacia do Prata, onde está localizado o Rio Grande do Sul, poderia registrar chuvas mais intensas e prolongadas à medida que o aquecimento global avançasse. Há consenso científico de que as mudanças climáticas podem aumentar a intensidade e frequência de eventos climáticos extremos, assim como de que o aquecimento global atual é causado principalmente pelas atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis, incluindo o petróleo, e o desmatamento de florestas, como a Amazônia.

“Chegam a propagar que florestas geram chuvas, afrontando o conhecimento bem estabelecido do ciclo da água”. Artigo com Márcio Bittar, abril de 2019.

FALACIOSO 

Bolsonaro e Bittar aplicam aqui a técnica retórica conhecida como “espantalho”, que consiste em caricaturar uma proposição para derrubá-la na sequência. Florestas não criam chuva sozinhas, mas ajudam muito a produzi-la. Afinal, as árvores puxam água do solo e devolvem boa parte dela à atmosfera na forma de vapor. Depois, essa umidade ajuda a formar nuvens e pode voltar como chuva sobre a própria floresta ou bem longe dela. Outra pesquisa estimou que mais da metade da redução das chuvas no sul da Amazônia, entre 1982 e 2016, esteve ligada ao desmatamento e à perda da reciclagem de umidade. A afirmação de que as florestas (especificamente na Amazônia) geram chuvas decorre de ciência bem estabelecida desde a década de 1970, quando estudos pioneiros do ecólogo paulista Enéas Salati mostraram que uma molécula de água é “reciclada” até cinco vezes na Amazônia: a floresta, pela evapotranspiração, envia a umidade que recebe do Atlântico para o sul-sudeste. Por essa razão, o desmatamento afeta o ciclo da chuva. 

Os dados do CAR são confiáveis e mostram que existem 1.871 unidades de conservação, ocupando uma área de 154.433.280 ha, ou, 18% do território nacional. As terras indígenas ocupam 117.956.054 ha em 600 unidades que correspondem a 14% das terras brasileiras. Em áreas protegidas, como reza a ONU (unidades de conservação e terras indígenas), há uma área de 257.257.508 ha, ou, 30,2% do país. Justificativa do Projeto de Lei nº 2362/2019, pelo fim da Reserva Legal em propriedades rurais, coautoria com Márcio Bittar, página 3.

SIM, MAS

O país de fato tem cerca de 30% de seu território em áreas protegidas, quando somadas as unidades de conservação e Terras Indígenas. A fonte dos dados, no entanto, não é o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e os números não são como os apresentados pelo senador. O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima registra, sem descontar sobreposições, 3.576 unidades de conservação, em todas as categorias, abrangendo cerca de 165,2 milhões de hectares continentais, equivalentes a 19,41% do território nacional. No entanto, há imensa desigualdade nessa proporção entre os biomas: enquanto a Amazônia tem 45% de seu território protegido (o dado bruto inclui sobreposições entre as áreas protegidas, portanto, precisa ser lido com cuidado), a Mata Atlântica e a Caatinga têm menos de 4%, o Cerrado tem 7%, o Pantanal tem 6% e o Pampa tem menos de 1%, segundo dados do MapBiomas.  Já a Funai registra 657 Terras Indígenas, abrigadas em 118 milhões de hectares, o que corresponde a 13,9% do território nacional.

Dados internacionais mostram que, por exemplo, a Austrália protege 19,2% do seu território, os Estados Unidos preservam 13%, e o Canadá 9,7%. Somente a área protegida no Brasil, segundo os critérios da ONU, equivale à superfície de 15 países europeus. Justificativa do Projeto de Lei nº 2362/2019, pelo fim da Reserva Legal em propriedades rurais, coautoria com Márcio Bittar, página 3.

SIM, MAS

Essa afirmação esconde mais do que informa. Primeiro, é um clássico exemplo de cherry-picking, ou seleção de observações, no qual dados que interessam a um discurso são pinçados em detrimento de outros. Embora esses três países desenvolvidos tenham menos área formalmente protegida que o Brasil, há outros 33 países com mais área protegida que o nosso, incluindo a Alemanha (38,4%), o Congo (40%) e a Venezuela (54%). Segundo, embora o Canadá tenha formalmente pouca proteção terrestre [13%, não 9,7%, como disse Flávio], 11,4% são áreas marinhas protegidas e 40% (2,6 milhões de quilômetros quadrados, ou meia Amazônia) estão sob “proteção passiva”, pois situam-se na tundra ártica. O Grande Deserto Australiano tem mais de 1,3 milhão de quilômetros quadrados, também sob proteção passiva.

Os dados do CAR, portanto, mostram que 66,3% das terras do Brasil são áreas destinadas à vegetação protegida e preservada, ou seja, unidades de conservação, terras indígenas, assentamentos rurais, quilombolas, áreas militares, áreas de preservação permanente nos imóveis rurais e terras devolutas.  Dada a realidade, é preciso enfatizar: dois terços do território nacional são dedicados à preservação e proteção do meio ambiente.  Justificativa do Projeto de Lei nº 2362/2019, pelo fim da Reserva Legal em propriedades rurais, coautoria com Márcio Bittar, página 4.

FALACIOSO 

De acordo com o Mapbiomas, o Brasil tem cerca de 65% de seu território coberto por vegetação nativa, mas essa parcela não está totalmente preservada: 11% já queimou ao menos uma vez nas últimas três décadas, e outros 9% foram desmatados pelo menos uma vez no mesmo período. Entre os biomas brasileiros, a Mata Atlântica foi reduzida a 12% de sua extensão original, o Cerrado já perdeu metade de sua cobertura e a Amazônia teve 20% de sua floresta destruída em apenas 50 anos. Além disso, também de acordo com o Mapbiomas, cerca de metade (224 milhões de hectares) da vegetação nativa do país está em propriedades privadas. Na Amazônia, 20% dela pode ser desmatada legalmente. No Cerrado, de 65% a 80%. Portanto, não são áreas “dedicadas à preservação”. Somar diferentes categorias territoriais e concluir que 66,3% do Brasil é destinado à preservação serve apenas para confundir cobertura vegetal, proteção legal e uso da terra.

Os Estados Unidos, a nação mais rica do planeta, utilizam 74,3% do seu território para a agropecuária, 5,8% são ocupados por cidades e infraestrutura e 19,9% são dedicados à proteção e preservação da vegetação nativa. Em outros termos, enquanto os brasileiros usam menos de um terço do território em produção agropecuária, os Estados Unidos utilizam quase 75%. Eis uma das razões que (sic) o trabalhador americano é mais rico e próspero. O PIB per capita brasileiro é de menos de 15,000 dólares e o dos Estados Unidos de cerca de 59.000 dólares. Justificativa do Projeto de Lei nº 2362/2019, pelo fim da Reserva Legal em propriedades rurais, coautoria com Márcio Bittar, página 4.

FALSO 

Primeiro, é simplesmente mentira que os Estados Unidos usam 74% de seu território para agropecuária. Segundo a FAO, considerando terras aráveis, pastagens e prados permanentes (mesmo naturais), a proporção na verdade é 46%. Segundo, o trabalhador americano é mais rico que o brasileiro porque os EUA são a maior economia do mundo. O setor de serviços, que inclui tecnologia e imóveis, responde por cerca de 80% do PIB americano, segundo a plataforma Our World in Data. A agropecuária responde por apenas 0,8%. Se foram somados agricultura, alimentação e setores relacionados, a participação chega a 5,5%

*Aldem Bourscheit, Priscila Pacheco, Roberto Kaz, Claudio Angelo e Cristiane Prizibisczki

  • Fakebook.eco

    Fakebook.eco é uma iniciativa do Observatório do Clima, rede de organizações da sociedade civil. →

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
16 de outubro de 2026

Rio de Janeiro pode ganhar nova área de proteção marinha

A proposta de criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Urupirá abrange faixa marinha, com ilhas, praias e recifes, e concilia pesca artesanal com conservação →

Externo
16 de outubro de 2026

Projeto de Flávio Bolsonaro para terras indígenas: muita soja e demarcação zero

Presidenciável sinalizou que seguirá pelo mesmo caminho do pai: ausência (e destruição) de políticas voltadas a esses territórios e ataques ao modo de vida tradicional →

Amanhecer no Cerrado, próximo à cidade de Mambaí (GO). Foto: Marcio Isensee e Sá
Reportagens
15 de outubro de 2026

Os corredores ecológicos que dão esperança à onça-pintada no Cerrado

Projeto de monitoramento de fauna reúne dados inéditos sobre o maior felino das Américas no estado de Goiás e quer impulsionar conexão de habitats →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.