Notícias

Onça-pintada que apareceu na zona urbana de Foz é capturada em segurança

Burburinho gerado pela aparição do felino em bairro residencial é aumentado pela disseminação de imagens falsas produzidas por IA em portais de notícias locais

Duda Menegassi ·
29 de junho de 2026

Uma onça-pintada apareceu na área urbana de Foz do Iguaçu (PR) neste final de semana. Essa notícia é verdadeira. No domingo (28), equipes especializadas fizeram a captura em segurança do animal, que estava na varanda de uma residência. Isso também é verdade. Porém, nas redes sociais a presença do felino multiplicou-se por meio de imagens falsas, geradas com Inteligência Artificial, que desinformavam sobre as andanças da onça pela cidade paranaense. As imagens foram reproduzidas amplamente em plataformas e páginas de notícias de Foz sem nenhum alerta de que tratava-se de IA. 

Vamos, portanto, aos fatos. O primeiro registro da onça ocorreu na manhã do sábado (27), por meio de câmeras de segurança, no bairro de Três Lagoas. A equipe do projeto Onças do Iguaçu foi acionada e foi ao local, onde confirmou, por meio de rastros e pegadas, que o felino havia andado próximo às residências do bairro antes de entrar num fragmento florestal às margens do lago de Itaipu, onde foram instaladas armadilhas fotográficas para monitoramento do animal. A onça só voltou a ser vista no domingo, por volta das 6h30 da manhã, quando moradores a viram entrar na varanda de uma das casas. 

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Novamente em ação, o time do Onças do Iguaçu deu início a uma operação de captura junto com equipes do Proyecto Yaguareté (Argentina),  Parque Nacional do Iguaçu/ICMBio, Refúgio Biológico Bela Vista da Itaipu Binacional, Polícia Ambiental e Polícia Militar.

Foi feito o isolamento da área para garantir a segurança da população e do animal, que foi sedado por veterinários especializados e transportado ao Hospital Veterinário do Refúgio Biológico Bela Vista da Itaipu Binacional. Lá, passou por avaliação clínica completa, coletas de sangue, materiais biológicos e exames. Foi constatada uma grande ferida no dorso da onça, que recebeu tratamento imediato.

A onça-pintada (Panthera onca) é um macho adulto, com idade estimada entre quatro e cinco anos, e não corresponde a nenhuma das onças já monitoradas pelo projeto. Sua origem é um mistério já que há mais de 20 anos não existem registros confirmados de onças-pintadas nessa região do lago de Itaipu, assim como o que o levou para área urbana. O destino do felino, batizado de Tape’ỹ, palavra de origem tupi que significa “aquele que perdeu o caminho”, será decidido nos próximos dias de acordo com os resultados dos exames.

Em nota, a equipe do Onças do Iguaçu destacou que “o sucesso da operação só foi possível graças à atuação integrada das instituições envolvidas, cooperação internacional entre projetos e, principalmente, à colaboração da população local. Em vez de reagirem contra o animal, os moradores acionaram imediatamente as equipes responsáveis e permitiram que a captura ocorresse de forma segura, dando à onça uma nova oportunidade de vida”.

Imagens de IA

Imagens geradas por IA tomaram conta das redes e aplicativo de mensagem na região. Imagem: Print

De carona na aparição verídica de uma onça-pintada em plena zona urbana e residencial de Foz do Iguaçu, circularam imagens falsas geradas por IA do felino. Uma das cenas artificiais que mais rodou nas redes sociais mostra o que seria o flagra de uma câmera de segurança feita no sábado (27) às 14:09, na qual a onça anda no meio da rua vazia. No canto inferior direito é possível ver a marca d’água do Gemini, a IA do Google. Outra imagem de IA traz o que seria uma foto “privilegiada” de alguém na calçada, vendo a onça, inserida artificialmente no cenário urbano, passar tranquilamente em frente.  

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Fotografia
13 de abril de 2012

Onça-pintada “capturada” em armadilha fotográfica

A bióloga Fernanda Michalski também já avistou jaguatiricas, cachorros-vinagre e ariranhas durante pesquisas no arco do desmatamento.

Reportagens
2 de abril de 2020

Projeto Onças do Iguaçu busca salvar o maior felino das Américas

Em toda a Mata Atlântica, estima-se que existam apenas 300 onças-pintadas. A abertura de estrada em meio ao Parque Nacional do Iguaçu colocaria a recuperação da espécie em xeque

Notícias
31 de julho de 2025

Aparição de onça-pintada no RJ após quase 50 anos surpreende pesquisadores

Armadilha fotográfica registrou passagem do felino criticamente ameaçado na Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.