Em comemoração ao Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado nesta quarta-feira (22), 14 projetos socioambientais que atuam em prol da conservação de espécies marinhas apresentaram seus programas de conservação através de vídeos exibidos em suas redes sociais. Cada programa de conservação lançou um convite para outro falar sobre as espécies com as quais trabalha, abordando curiosidades e status de conservação.
Com a hashtag #JuntospelaBiodiversidade, os projetos de conservação marinha Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador, Ilhas do Rio, Mantas do Brasil, Meros do Brasil, Toninhas, Pinípedes do Sul, Ponta de Pirangi, Rebimar, Tamar, Uçá e Viva o Peixe-Boi Marinho mostraram como atuam e quais as espécies que ajudam a preservar.
Atividades
O dia foi repleto de atividades. O Projeto Coral Vivo, por exemplo, publicou o resultado do Concurso Cultural da Biodiversidade Pra Pequenos, que tem a participação de crianças de aproximadamente 6 anos, da Bahia e do Espírito Santo, que residem no entorno de seis projetos socioambientais: Apães Delicatessen, Baleia Jubarte, CO² Manguezal, Coral Vivo, Tamar e Uruçu Capixaba. Os pequeninos foram estimulados a desenhar a sua experiência com programas de conservação e contá-las em vídeo.
O ganhador na classificação geral irá ganhar um passeio com direito a um acompanhantes para avistar baleias, com todas as despesas pagas. Os cinco mais votados irão receber kit com brindes promocionais. O Coral Vivo desenvolveu a ação na Associação Filhos do Céu, em Arraial d’Ajuda (BA). O vídeo será repercutido nas redes sociais do projeto com a hashtag #BiodiversidadePraPequenos.
Águas da Guanabara
Ficará em cartaz até o dia 14 de junho, das 8h às 18h de segunda a sexta, e entre 8h e 17h aos sábados, domingos e feriados, a exposição fotográfica no Parque das Águas, em Niterói (RJ). Na exposição, os projetos Coral Vivo, Ilhas do Rio, Meros e Uçá, que também integram a Redágua – Rede de Conservação Águas da Guanabara, apresentarão espécies e paisagens que fazem parte de suas pesquisas e ações educativas voltadas para a recuperação e preservação da Baía de Guanabara e entorno. Os interessados em contemplar as obras poderão ir até a Rua Professor Valdemir Alves Machado S/N, no Centro de Niteroi, Rio de Janeiro.
O Projeto Coral Vivo integra a Rede Biomar, junto com os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador e Tamar, patrocinados pela Petrobras. O Coral Vivo trabalha com pesquisa, educação, políticas públicas, comunicação e sensibilização para a conservação e sustentabilidade socioambiental dos ambientes coralíneos do Brasil. É realizado por 14 universidades e institutos de pesquisa e é o coordenador executivo do PAN Corais, que engloba 18 áreas do Maranhão a Santa Catarina e 52 espécies de peixes e invertebrados marinhos ameaçados de extinção.
Veja os vídeos dos projetos:
Projeto Toninhas
Links para os demais vídeos dos projetos:
Leia Também
Ministério do Meio Ambiente promove série especial sobre biodiversidade
Concurso Coral Vivo de fotografia subaquática reúne os melhores na Bahia
Leia também
Concurso Coral Vivo de fotografia subaquática reúne os melhores na Bahia
Evento será realizado no Parque Natural Municipal do Recife de Fora, em Porto Seguro, pretende através de fotos, sensibilizar o público para os problemas climáticos →
O que é Biodiversidade
Estudos estimam que 8,7 milhões de diferentes espécies vivas habitam o planeta. A biodiversidade abrange toda esta variedade de flora, fauna e micro-organismos. →
Ministério do Meio Ambiente promove série especial sobre biodiversidade
Em comemoração aos 25 anos da Convenção sobre a Diversidade Biológica, pasta lança informativos em suas redes sociais sobre a importância da biodiversidade →