Vídeos

Vazamento de óleo na Foz do Amazonas pode atingir países vizinhos

Marcio Isensee e Sá ·
2 de abril de 2024

Com apoio do Greenpeace, pesquisadores do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) embarcaram em uma expedição científica de 21 dias na Foz do Amazonas para compreender melhor a dinâmica das águas costeiras e mapear possíveis impactos da exploração de petróleo na região.

É nessa bacia, no Amapá, que está o chamado bloco FZA-M-59 (ou bloco 59), onde há interesse da estatal Petrobras. Após observar o movimento de sete equipamentos oceanográficos que emitem sinais de localização, o estudo indica que em um caso de acidente de vazamento de petróleo no local, o óleo poderia se espalhar até a Guiana Francesa, o Suriname e a Guiana. 

Para o Greenpeace, os resultados preocupam e ameaçam os manguezais amazônicos, que formam o maior cinturão do ecossistema no mundo. Além disso, um vazamento de óleo que atravessa as fronteiras do país pode representar um problema diplomático.

Leia a reportagem completa

Reportagem – Alice Martins Morais
Imagens – Matheus Melo e Greenpeace Brasil
Edição do vídeo: Paulo Guardado
Edição e revisão ((o))eco: Daniele Bragança

  • Marcio Isensee e Sá

    Marcio Isensee e Sá é fotógrafo e videomaker. Seu trabalho foca principalmente na cobertura de questões ambientais no Brasil.

Leia também

Biblioteca
11 de dezembro de 2023

5 passos para incentivar a cultura oceânica nas escolas

Incorporar o ensino oceânica pode ser mais simples do que se imagina. O ebook mostra que nem sempre se exige uma carga horária extra ou um projeto começando do zero, mas sim uma questão de perceber que o oceano pode permear todas as disciplinas escolares. O público-alvo são professores, coordenadores pedagógicos e toda a comunidade escolar.

Reportagens
1 de abril de 2024

Vazamento de óleo na Foz do Amazonas pode atingir países vizinhos, diz expedição

Investigação feita pelo Greenpeace e pelo Iepa observou a corrente marítima para entender o potencial impacto de um acidente na exploração de petróleo

Reportagens
19 de fevereiro de 2024

Na Amazônia, bloco de Carnaval reúne milhares de foliões no manguezal

“Pretinhos do Mangue”, em Curuçá (PA), exalta a cultura do mangue na festa mais popular da Terra, mas festejo coincide com o defeso do caranguejo-uçá, que deveria ser deixado em paz no período

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.